A Universidade Santa Cecília (Unisanta) projetou uma enfermaria para as irmãs do Carmelo de Santos. O trabalho será exposto durante a festa de comemoração do V Centenário de nascimento de Santa Teresa D´Ávila e 67º aniversário do Carmelo, a ser realizada a partir desta quarta-feira (2/12) até 15/12, na instituição (Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 50); das 15h30 às 20h30.

O projeto da obra, feito por professores do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da Unisanta, com a participação de alunos,  será conhecido durante o período festivo do Carmelo, como forma de sensibilizar a comunidade  a auxiliar na construção do edifício.

Atualmente, o Carmelo de Santos conta com 18 irmãs em clausura e cinco delas estão acamadas. Como a construção da enfermaria é antiga e fica no andar superior, as freiras estão em um alojamento provisório, no térreo.

As atividades para arrecadar fundos à obra, através de campanhas, rifas, lanchonetes e bazares,  estão sendo organizadas pelo  Círculo de Estudos Felicidade do XXVIII Encontro de Casais com Cristo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

O Carmelo de Santos está comemorando o V Centenário de Nascimento de Santa Teresa D’Ávila, reformadora do Carmelo, a constituição da Ordem das Carmelitas Descalças e o retorno da Relíquia de Santa Teresa D’Ávila.

Durante esse período, a Relíquia (pedacinho de osso) de Santa Teresa D’Ávila, que fica guardada no Carmelo de Santos, saiu em peregrinação pelas paróquias da Baixada Santista, e retorna para o seu local de guarda no dia 14.12.2015. Ela permanecerá aberta à  visitação no dia 15/12,  das 8h às 12h das 15h30 às 19h. Os festejos, com lanchonete, bazares, campanhas e rifas serão das 15h30 às 20h30.

O Carmelo é independente e vinculado a um Bispo da Ordem das Carmelitas Descalças (em São Paulo), reportando-se à Diocese de Santos diretamente ao Bispo Dom Tarcísio. Em nível mundial, o ano de comemorações encerrou-se oficialmente em 15 de outubro para marcar o V Centenário de Nascimento de Santa Teresa D’Ávila, reformadora do Carmelo, e a constituição da Ordem das Carmelitas Descalças.