O professor Francisco Panzero, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dará uma aula sobre Fibra Ótica aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, às 7h20 desta quarta-feira (21/10), complementando o que eles aprenderam no Laboratório de Física. Na segunda-feira (19), houve uma aula introdutória com o Técnico em Microscopia, Antonio Aires da Cunha Filho.
De um jeito descontraído e com a participação dos alunos, Cunha Filho contou sobre o surgimento da fibra ótica, em meados de 1870, em Londres, quando o físico John Tyndall mostrou aos seus colegas que a luz poderia fazer uma curva. Ao colocar uma lanterna dentro de um recipiente opaco cheio de água, percebeu que a água escorria por um orifício num dos lados. A luz acompanhava a trajetória curva da água, como se tivesse sido dobrada.
O técnico mostrou também instrumentos e realizou uma “adaptação” com um núcleo de vidro transparente, menor do que o utilizado em grandes sistemas de comunicação, para que os estudantes pudessem entender o processo do núcleo de vidro até virar fibra.
Essa integração do Colégio com a Unisanta tem acontecido com outras disciplinas, com a participação de professores que dão palestras nos laboratórios da Instituição.