Formado pela Faculdade de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em 1998, Clovis Misseno da Cruz, professor universitário e colaborador da Vivo, obteve o título de Mestre com a dissertação “Aplicação da Rede Neural Artificial Paraconsistente em Controle Estatístico de Processo”. O trabalho, que obteve nota máxima da banca avaliadora, apresenta uma relevante pesquisa na área de gerenciamento de energia e processos e faz uso de algoritmos baseados na Lógica Paraconsistente.

Orientado pelo Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho e coorientado pelo Prof. Dr. Maurício Conceição Mário, ambos docentes das Engenharias da Unisanta e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisanta (PPGEMec), Misseno apresenta, através do trabalho, uma proposta para a aplicação de algoritmos da Lógica Paraconsistente na construção de um Controlador Estatístico de Processos, denominado CEP-LPA2v. Participaram da banca avaliadora o Prof. Dr. Euro de Barros Couto, do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP) e PMSP, e os pesquisadores do PPGEMec, Prof. Dr. Alexandre Rocco e Prof. Dr. Maurício Conceição Mario.

PPGEMec – Reconhecido pela CAPES e recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, oferecido dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec), busca a formação de profissionais preparados para os desafios do novo milênio e focados na realidade regional, onde as tecnologias da informação e de automação desempenham papeis fundamentais. O curso conta com linhas de pesquisas específicas para alunos de Engenharias, como Gerenciamento Eletroenergético e Automação e Controle de Processos.