Estudante do Colégio Santa Cecília foi o único de Santos no Parlamento Jovem 2014 e será deputado por um dia
A participação de Moisés Elias Marques Tenfen, aluno do 9º ano Colégio Santa Cecília, e dos outros 93 estudantes do Ensino Fundamental de todo o Estado, selecionados para o Parlamento Jovem 2014, foi destaque na edição do dia 8/11, do Diário Oficial do Estado de São Paulo. O jornal apresentou os projetos de lei propostos pelos alunos e explicou como foi realizado o trabalho dos estudantes no Poder Legislativo.
Moisés foi o único da Cidade selecionado para participar. Ele defendeu, como deputado por um dia, projeto na área de Educação (tema predominante dos projetos de lei selecionados, com 33 apresentados). A professora de História, Lilian Ferreira, representou o corpo docente do Colégio.
O projeto dispõe sobre a instituição do Programa de Incentivo às Profissões, intitulado “Feira de Profissões”, em escolas da rede pública, como parte integrante do calendário escolar.
Neste programa de incentivo às profissões os alunos terão conhecimento das diversas áreas do mercado de trabalho. “Conforme o projeto, seriam realizadas palestras instrutivas referentes às diversas profissões existentes; debates para promover a integração dos alunos; e criados expositores com os diversos segmentos profissionais existentes em cada região”,afirma o aluno.
A ideia é a convidar Universidades locais, tanto da rede pública quanto da rede privada, para colaborar como projeto.
Outros temas – Também foram debatidos pelos estudantes os assuntos: Natureza (17 PLs), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).
As atividades tiveram início no dia 6/11, às 10h, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficaram hospedados. Após o almoço seguiram para a Assembleia, onde conversaram com os deputados e receberam instruções sobre a sessão plenária.
A sessão do Parlamento Jovem foi realizada no dia 7/11 e durou o dia inteiro, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos.
A coordenadora do programa desde a sua criação, Sonia Hernandes, lembra que o Parlamento Jovem foi instituído pela Assembleia com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa.
“A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser do cotidiano do Poder Legislativo”.
Hernandes conta que sua experiência e convivência com esses jovens por tantos anos mostraram que envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e estimular sua participação na política é capaz de motivá-los a pensar de uma forma séria esses problemas e a elaborar propostas pró-qualidade de vida da sua população.
Deputados por um dia – Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.
A seleção dos parlamentares jovens é realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.