engenhariaOs alunos do 9° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) visitaram, nos dias 1º e 8 de novembro, as obras de recuperação da Ponte Pênsil. Acompanhados pelos professores Paulo Andrade e Orlando Damin, da disciplina Execução de Obras, os alunos conversaram sobre o projeto de restauração, que nunca foi executado no Brasil e tem como meta a substituição dos 16 cabos de aço que sustentam a ponte de 180 metros concluída 1914.

Na oportunidade um dos engenheiros responsável pela obra e gestor do contrato,  Renato Encinas Lopes, explicou aos alunos sobre as intervenções ocorridas durante os 100 anos de vida útil da ponte e os aspectos importantes desta intervenção de grande porte.

Foram abordados assuntos como a recuperação e a pintura especial da estrutura metálica, substituição do tablado de madeira por material ecológico, recuperação das torres de concreto, além da substituição dos cabos, chapas e rebites existentes.

Os alunos questionaram os acessos em andaimes metálicos e proteções, alem da segurança, principalmente por se tratar de uma ponte onde as condições de trabalho em altura impõem cuidados especiais. O interesse pelo projeto, que prevê a construção de blocos para ancoragem e torres de sustentação dos cabos provisórios foi grande, principalmente pela moderna tecnologia envolvida tanto no controle quanto nos sistemas construtivos aplicados no içamento  dos cabos e principalmente na transferência de cargas entre cabos provisórios e definitivos.

A obra tem previsão para março de 2015