O evento faz parte do Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros que será realizado em todo o país pelo Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresenta, nesta segunda-feira (16), em Santos, os primeiros impactos do Programa Mais Médicos nos municípios paulistas da região. O evento terá início às 9 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com entrada pela Rua Cesário Mota, 8.

Docente licenciado da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Chioro divulgará números relativos ao programa, como dados referentes a consultas realizadas na Atenção Básica das cidades da região.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em mais de dois mil municípios que contam com pelo menos um médico do Programa servirão de base para essa discussão. São dados dos sistemas de acompanhamento da atenção básica (Siab e eSUS), alimentados pelas secretarias de saúde de todo o país.

O Programa Mais Médicos leva profissionais para o interior e periferias de grandes centros, e já conta com mais de 14 mil médicos alocados em unidades básicas de saúde de quase quatro mil municípios. Em menos de um ano, a iniciativa do governo federal já impacta na vida de 49 milhões de brasileiros.

Em todo o país, o número geral de consultas realizadas na Atenção Básica cresceu quase 35% no mesmo período – foram 5.972.908 em janeiro de 2014 contra 4.428.112 em janeiro de 2013.

“Já conseguimos perceber crescimento no número de consultas, no atendimento de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, no acompanhamento a gestantes. Indicadores importantes que traduzem ampliação e qualificação do acesso a atenção básica para as pessoas que mais precisam”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Em abril deste ano, o governo federal já superou a meta de levar médicos para os municípios de todo o país que aderiram ao Programa Mais Médicos.

A maioria (75%) dos médicos está em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade.

MAIS MÉDICOS – Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil. O Ministério da Educação já autorizou em todo país, 1.232 novas vagas de graduação em Medicina em Universidades Públicas e 1.971 novas vagas de graduação em Medicina em Universidades Privadas. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica.

Seminário em Santos sobre impactos do Mais Médicos
Data: 16 de junho
Horário: 9 horas
Local: Universidade Santa Cecília (Unisanta) – Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP