O caderno Petróleo & Gás do jornal A Tribuna dedicou uma página da edição de quinta-feira (12/6) para noticiar os cursos e laboratórios oferecidos na região, ligados ao setor de petróleo e gás.   O jornal destacou o recente credenciamento, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP),  de três unidades de pesquisa da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que se utilizam de diversos laboratórios,  ligados aos mestrados em Engenharia Mecânica e em Ecologia.

Essas pesquisas credenciadas poderão ter recursos financeiros da Petrobras. O coordenador dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta, Marcos Tadeu Tavares Pacheco, afirmou ao jornal que os estudos científicos são realizados há décadas, com resultados e avaliações positivas de instituições nacionais e internacionais de prestígio nos meios acadêmicos, entre os órgãos públicos e as entidades civis.

Outro enfoque foi a nota quatro recebida pelo curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A nota equivale ao conceito muito bom e é dada pelo Ministério da Educação (MEC).

A publicação explicou que os avaliadores analisaram três quesitos para conceder as notas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura da instituição. A primeira área incluiu os subtemas Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais.

A Unisanta recebeu conceito máximo (5) em alguns subtemas, como os conteúdos curriculares do curso, qualidade dos trabalhos de conclusão, tecnologias de informação entre outros. O Projeto Pedagógico do curso também foi alvo de elogios dos avaliadores por estar voltado às necessidades de qualificação exigidas pelo mercado de trabalho nessa área.

O modo como a Universidade trata os assuntos ligados ao estágio curricular supervisionado e o corpo docente da Unisanta também foram destacados. Segundo o MEC, a titulação dos professores é excelente, pois boa parte deles é de profissionais experientes nas suas respectivas áreas.