O professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, especialista em Engenharia de Transportes,  comentou, na edição desta terça-feira (10/6) do Jornal A Tribuna,  propostas de vereadores de Santos em cobrir os canais da cidade para estacionamentos, visando descongestionar o trânsito,  ou neles construir áreas de lazer.

Figueiredo foi enfático em sua análise, classificando a ideia como “desastrosa”. “Não há condições de a gente fazer uma obra dessa, com um dinheiro que faz falta para muita coisa, justamente para privilegiar um transporte individual”.

O especialista também comentou que a matriz de transporte está errada e que o governo deveria preocupar-se em oferecer alternativas coletivas de mobilidade urbana, para assim melhorar o trânsito que está cada vez mais complicado. “Não adianta cobrir os canais para prover uma solução de trânsito em relação aos veículos“, disse.

Ele só seria favorável ao destombamento se fosse para fazer novas comportas de água e/ou ciclovias, beneficiando mais gente.