A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizará a inauguração do Mural da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Santos, na sexta-feira (9/5), às 10h.  O evento é uma homenagem ao dia 8 de maio, em que se comemora o Dia Internacional da Cruz Vermelha. O mural será instalado na Clínica Universitária de Fisioterapia.

O mural será formado por três quadros doados à Cruz Vermelha Brasileira – Filial Santos pela presidente do Núcleo de Artistas do Litoral Paulista (NACLIP), Neuza Marques Bento, diretora de Cultura da CVB – Santos. Os quadros foram pintados pelo artista Cleber Nunes, que também estará presente, e retratam as seguintes personagens:

Dr. Osvaldo Gonçalves Cruz – foi o primeiro presidente da Cruz Vermelha Brasileira, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Combateu a Peste Bubônica em Santos e em outras cidades portuárias no final do século XIX e combateu a Febre Amarela e a Varíola dentre tantos outros trabalhos no início do século XX.

Jean Henri Dunnant – comerciante suíço que, comovido com os sofrimentos de soldados em um campo de batalha, sugere a criação de uma instituição de socorro aos feridos em tempos de guerra, o que dá origem ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Diana Frances Spencer – Princesa de Gales – voluntária da Cruz Vermelha Internacional, envolveu-se com o combate à AIDS e com a Campanha Internacional Contra as Minas Terrestres, o que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz.

O mural é também uma oportunidade para homenagear as personalidades ilustres neles retratadas, homenagear a Cruz Vermelha e dar informações aos alunos e à população que frequenta a clínica, sobre a importância dos serviços prestados por estas pessoas em prol da humanidade.