A Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada vai publicar trabalho de professores e alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) sobre efeitos cicatrizantes de úlceras gástricas da planta Bauhinia forticata, conhecida popularmente como pata de vaca.

Os pesquisadores, vinculados ao Mestrado de Ecologia e ao Curso de Farmácia da Universidade, vêm ministrando chás de extratos da plantas em ratos, para tratar úlceras induzidas, com resultados promissores, ao comparar com os efeitos de outros tipos de tratamentos oferecidos.

Participam da pesquisa Giovanna Christina Costa Mazzeo, Marcos Paulo de Oliveira Silva, Luciana Lopes Guimarães, Alba Regina Monteiro Souza Brito e Walber Toma. A pata de vaca é comum na Mata Atlântica e seu tronco chega a medir entre 8m a 9m de altura.