Limeriques são poemas curtos, geralmente sobre coisas e situações engraçadas

Como parte das comemorações dos 20 anos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/ Universidade Santa Cecília (Proler – BS/Unisanta), será realizada a Oficina de Limeriques do Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques 2014, com Viviane Veiga Távora. O evento será no dia nesta terça-feira, 3/4, às 9h na Sala 538 – M5.

A Oficina de Limeriques apresenta esse tipo de poema e instrumentaliza os participantes com as diversas possibilidades de uso do subgênero literário: contar histórias, produzir textos, estimular a leitura, a imaginação e a criatividade.

Limeriques são poemas curtos, geralmente sobre coisas ou situações engraçadas. Eles têm sempre cinco versos, onde a primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. O terceiro e o quarto verso rimam entre si, seguindo o esquema AABBA (A=1ª, 2ª,5ª e B= 3ª, 4ª).

Para cada participante Viviane doará um livro seu. Viviane Veiga Távora é escritora de Literatura Infantil e Produtora Cultural. Vencedora de vários prêmios literários, Viviane dedica seu tempo à produção de livros e projetos de leitura voltados ao público infantil e juvenil. Atualmente é bolsista da Biblioteca Nacional e publicou sete livros: Mareliques da Praia-Louca, O Decifrador de Poemas, Cordel de Santa Teresinha, Pé de Limerique, Limeriques Travalínguas, O Sumiço do Tempo e Lugar de Bicho.