Com 13 anos recém completados, Luíza Orsini, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cecília, conquistou a vaga de reserva da seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Karatê, a ser realizado dia 22 de junho, em Sucre, na Bolívia.
A vaga foi confirmada após Luíza ter ficado em 2º lugar na seletiva realizada em Teresópolis, nos últimos dias 24 a 26 de janeiro. Ainda neste ano, a atleta pretende disputar o Campeonato Paulista, em maio, e o Brasileiro, no mês de junho.
Com o corpo franzino e cabelos com as pontas cor de rosa, Luiza é faixa marrom de Karatê, mas já tem data para se tornar faixa preta: será quando completar 14 anos. É vice-campeã paulista, da categoria de 12 e 13 anos, e campeã da Copa São Paulo. A atleta ficou em 2º lugar na categoria Infantil A, no II Torneio Milton Teixeira de Karatê.
Com apenas quatro anos de idade começou a praticar Karatê na Universidade Santa Cecília (Unisanta), com o técnico Paulo Bartholo e a competir em campeonatos amistosos. Aos seis anos passou a participar de competições oficiais.
Ela conta com o apoio dos pais, que começaram a praticar o esporte por influência da Luíza. “Os meus pais entraram no Karatê, porque eu fazia e eles queriam entender um pouco mais a arte marcial”, explica Luíza.
A aluna do Colégio Santa Cecília pensa em seguir carreira no esporte.