O Trote  Solidário e  Ecológico termina no dia 21 de fevereiro, com troféu ao curso de graduação que mais se destacar na doação de sangue, no cadastro de medula óssea, arrecadação de alimentos e de lixo eletrônico.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) deu início ao Trote Solidário e Ecológico, e um dos objetivos é a doação de sangue ao Hemonúcleo de Santos, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em caráter  emergencial, a  preocupação é com o Hemonúcleo,  que está com seu estoque 80% abaixo do necessário e precisa urgentemente de doadores de sangue.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento oficial com foto.

Os calouros  estão sendo conscientizados sobre a importância da doação de sangue e da ampliação do Cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Os interessados deverão se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que funciona no Hospital Guilherme Álvaro, na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h e aos sábados, das 7 às 12 horas. Os Diretórios e Centros Acadêmicos da Unisanta organizarão, também, grupos de calouros e veteranos interessados em ajudar o  Hemonúcleo.  A iniciativa também é aberta ao público em geral.

Alimentos e lixo eletrônico – Outra ação  proposta é a arrecadação de alimentos e  de lixo eletrônico, como pilhas  eletrônicas, baterias, placas de computadores, torre, monitores antigos, entre outros objetos.  Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, e, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna,  e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.

A campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e sal, será em benefício do Lar Santo Expedito, situado na Rua Vitor de Lamare, 11, no bairro do Boqueirão, em Santos.

Para participar do Trote Solidário e Ecológico os estudantes terão que trazer as arrecadações até o dia 21 de fevereiro, na Central de Informações da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Prêmios – As primeiras 500 pessoas poderão trocar sua doação por um brinde especial. O curso que tiver o maior número de participantes receberá o Troféu Solidário, além de reportagem para o Programa Espaço Unisanta da TV Santa Cecília.

Em  2013, a  Campanha Trote Solidário e Ecológico promovida  para receber os calouros e integrá-los aos veteranos no início do ano letivo terminou com um saldo de cerca de cinco toneladas de produtos arrecadados em prol das vítimas das chuvas em Cubatão, entre roupas, alimentos, água, produtos de higiene pessoal e de limpeza, brinquedos e outros materiais encaminhados a centenas de desabrigados,  principalmente nos Bairros Pilões e Água Fria.

A Faculdade de Engenharia foi a grande vencedora da edição, com destaque para o curso de Engenharia Química,  que participou com significativa doação de computadores, monitores entre outros equipamentos eletrônicos. Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Settaport colaborou com a atividade e fez o destino adequado do material.