Ação teve a participação de professores e estagiários do Mestrado em Ecologia e dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física da Unisanta.

A limpeza das praias, pelo mar e pela terra, promovida pela 1ª ECOAÇÃO OAB SANTOS – Somando Forças para um Futuro Melhor, em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta),  no último sábado (25),  foi destaque em matéria do jornal da VTV.

Entre os participantes estava o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas da Unisanta, prof. Luciano Pereira de Souza. “A obrigação de limpar a praia é de poucos, mas o dever de mantê-la limpa é de todos nós. Temos que dar esse exemplo para contribuir com a manutenção e a limpeza da nossa praia”.

Coordenador e docente do Curso de Mestrado em Ecologia, Fábio Giordano participou Ada ação com o próprio caiaque. “Nós tínhamos hoje que estar passeando de barco, mas vamos fazer essa coleta para que a gente possa sensibilizar a população que o lugar do lixo não é no oceano”.

A Unisanta forneceu boias de sinalização para o mar e participou com professores e estagiários do Mestrado em Ecologia e dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física.  Os alunos de Biologia Marinha realizaram exposição de organismos do ecossistema marinho, como forma de educação ambiental.

O curso de Fisioterapia deu suporte no atendimento aos participantes que entraram no mar e aos que caminharam pela terra. Já o grupo de Educação Física preparou o público com exercícios de alongamento e aquecimento.

A ação esportiva, ambiental e educativa teve como objetivo conscientizar a população sobre atividades físicas que promovam a saúde e o cuidado com o meio ambiente. Na oportunidade, foram recolhidos 20 quilos de lixo pela água e mais 14 quilos por terra. Os resíduos foram encaminhados à Terracom, empresa que faz a limpeza da cidade, e os reciclados foram destinados pela Ong Sem Fronteira.

“O objetivo é a gente sair da teoria e trazer a comunidade santista para a realidade e tornar um ambiente limpo agregado à saúde e ao esporte”, disse a coordenadora de Meio Ambiente da OAB, Luciana Gonzalez à reportagem.

Assista a matéria na íntegra: