Coordenadores de equipes entregarão Carta no Senado,  solicitando a garantia de verbas para as próximas operações, com a ajuda de entidades privadas.

Os professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Celso Volpe e Daniel Siquieroli,  participaram de Congresso Nacional do Projeto Rondon, em Ribeirão Preto, São Paulo,  em agosto. Na ocasião, cerca de 300 coordenadores do Rondon discutiram a questão das  verbas para as próximas operações,  que acontecerão em janeiro e julho de 2014.

Os participantes do encontro, coordenadores  de grupos, gostariam que houvesse a garantia de verbas para as próximas operações, com a participação do governo e de entidades privadas.  Em cada uma delas o gasto tem sido em torno de R$ 9 milhões, explica Volpe.

As reivindicações dos coordenadores farão parte de uma Carta que está sendo elaborada e será protocolada no Senado, para encaminhar à Presidência da República. Celso Volpe, coordenador institucional do  Rondon na Unisanta, menciona os benefícios do Projeto Rondon tanto para as comunidades carentes visitadas como para os alunos rondonistas,  que entram em contato com outra realidade do País, a qual muitos desconhecem.

Volpe está no Projeto desde 1971. Começou como professor universitário, a coordenar equipes.  A última expedição que ele comandou foi em julho, a bordo do navio hospital da Marinha Brasileira  U 21 Soares Meireles, onde profissionais da área de saúde atenderam moradores ribeirinhos do Amazonas.  Além de Volpe, participou a estudante de Odontologia da Unisanta,  Amanda Guarnieri.

Siquieoli coordenou dez alunos da Unisanta em Colares, no Pará, que fizeram palestras, dinâmicas e oficinas de capacitação para professores e moradores.