Alunos e professores do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e integrantes do Projeto Remangue participarão, neste sábado (28/9), como monitores ambientais  do “Evento Cidadania”, a partir das 8h30. O projeto acontece no Campus do SEST-SENAT, localizado na Praça Adalbeto Panzan, 151 – Cidade Náutica São Vicente-SP.

Um dos objetivos será a conscientização ecológica para o público atendido pelo SEST/SENAT, profissionais do transporte nas modalidades aérea, terrestre e aquática, além de moradores próximos.

Na programação, estão previstas orientações sobre preservação do meio ambiente e do manguezal, orientações, observação de  plâncton do estuário e plantio de mudas de manguezal. Haverá cadastro das crianças para posterior acompanhamento e observação do crescimento de mudas.

A equipe da Unisanta será composta  pelo professor de graduação e do mestrado em Ecologia, Fábio Giordano, pela professora Luciana Guimarães, pela aluna do mestrado em Ecologia, Brunna Vianna, pela universitária Carolina Santos, que faz Trabalho de Conclusão de Curso sobre o mangue; a estagiária do programa Iporanga, Andressa Barbosa e os universitários Ariane Araujo Liberati, Jefferson Nascimento e Luma Costa

Programa Remangue – Lançado em 2004/2005, o programa já beneficiou mais de 6 mil adultos, jovens e crianças da região. O objetivo é apoiar organizações não-governamentais, associações de bairros e entidades assistenciais da região a desenvolver seus projetos a partir de investimentos que contribuam para dar maior sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida às populações carentes.

Ao final do período de patrocínio, as entidades beneficiadas permanecem no projeto a fim de prestar auxílios e trocar experiências com as novas entidades selecionadas e promover atividades de capacitação na área social.

Os realizadores do Projeto Remangue, além de permanecerem como remadores pretendem continuar todas as ações e projetar sempre a integração das comunidades, moradoras das áreas de manguezais, com a preservação do Meio Ambiente.