A direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recepciona, na próxima quarta-feira (31/7), os alunos participantes do Projeto Rondon. Eles retornaram das atividades no último dia 22/7 e se reúnem pela primeira vez após a viagem. O encontro será às 18h30, no Auditório do Bloco E – Cesário Mota, 8.
Os estudantes da Unisanta participaram, no mês de julho, de duas operações diferentes do Rondon, porém simultâneas. Uma é a operação denominada Forte do Presépio, no município de Colares, Pará, para onde foi uma equipe de dez rondonistas da Unisanta, coordenados pelo professor Daniel Siquieroli Vilas Boas. A outra operação, chamada ASSHOP (Assistência Hospitalar), em Manaus, no Rio Amazonas, foi coordenada pelo professor Celso Volpe e contou com uma equipe formada por 13 rondonistas, sendo dois da Unisanta. Os demais foram definidos pelo Ministério da Defesa.
Equipes – Para Forte do Presépio, em Colares/PA, participaram: Barbara Gouveia Barbosa, de Biologia; Camila de Barros Maciel, de Odontologia; Daniks de Lallo Fischer, Direito; Felipe Ferreira Costa, Engenharia Civil; Juliana dos Santos Pereira, Farmácia; Livia Duarte Fernandes, Jornalismo; Maria Carolina Pinto Miotto, Pedagogia; Taiam Antonio Zaritta, Administração. Além do professor Daniel Siquieroli Vilas Boas, coordenador da Operação, a prof.a Maria Fernanda G. Pedroso, professora adjunta, também esteve presente. Para a Operação ASSHOP, em Manaus, Amazônia, foram o coordenador Celso Volpe e Armanda Guarnieri, aluna de Odontologia.
Sobre o Rondon: O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança.