Na véspera, Nicholas havia feito 22s81, o melhor tempo do mundo no ano para os 50m borboleta

O brasileiro Nicholas Santos, atleta da equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), terminou na quarta colocação a final dos 50m borboleta do Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona. Nesta segunda-feira (29/7), na piscina do Palau Sant Jordi, o velocista marcou 23s21 na prova vencida por Cesar Cielo, com 23s01. A medalha de prata foi para o americano Eugene Godsoe (23s05) e a de bronze para o francês Fred Bousquet (23s11).

 Nicholas teve uma ótima saída do bloco e assumiu a liderança da prova. Estava rápido – na véspera, nas semifinais, havia estabelecido o melhor tempo do mundo no ano para os 50m borboleta, com 22s81. Na decisão das medalhas, seguiu na frente até cerca de 15 metros da chegada.

 “Na chegada, eu estava meio alongado. Acabei deslizando e batendo na parede na diagonal, abaixo da placa, em vez de bater em linha reta. Perdi tempo com isso”, explicou Nicholas. “Saio do Mundial com o primeiro tempo do mundo na prova, mas sem medalha”, lamentou.

 Na volta ao Brasil, Nicholas vai ter pouco tempo de descanso. De 12 a 17 de agosto, compete pela Unisanta no Troféu José Finkel, em São Paulo. Depois, volta a pensar na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Aí, sim, encerro minha carreira”, disse o nadador, de 33 anos. “Tenho contrato com a Unisanta até 2016. E isso me dá a segurança de seguir com a mesma estrutura de treino, com o mesmo técnico, com o programa que eu venho fazendo.”