O médico veterinário ministra palestra sobre pombos, na Unesp de Jaboticabal
No dia 21/3, o médico veterinário e pesquisador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Eduardo Filetti falará sobre suas experiências sobre o controle da hiperpopulação de pombos, no V Curso de Tratamento Domissanitário.
O trabalho realizado na Unisanta será apresentado na palestra “Desafios e legislação no manejo de pombos”. O curso será realizado na Unesp de Jaboticabal entre os dias 20 e 22 de março.
O evento é organizado pelo Departamento de Fitossanidade da universidade estadual. Os participantes são pesquisadores, técnicos e estudiosos do controle de endemias do setor público bem como de empresas privadas engajadas no manejo de pragas e vetores de doenças sinantrópicas.
Pesquisas da Unisanta – Constatar se os pombos apresentam parasitas e se estes podem oferecer risco à população foi o objetivo de três anos de pesquisa em todas as praias e bairros do município de Guarujá, além do distrito de Vicente de Carvalho. O estudo foi coordenado pelo médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, com a colaboração de 85 alunos do Curso de Ciências Biológicas da Unisanta, supervisionados pelo diretor Roberto Patella.
Estas pesquisas são realizadas desde 1995, pela mesma equipe da Unisanta, nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, com grande receptividade nos centros de pesquisa e entre os estudiosos sobre aves e problemas urbanos de difícil resolução no mundo moderno.