Das nove bicas de água analisadas no município de São Vicente, quatro estavam insatisfatórias para consumo humano, devido ao excesso de coliformes fecais. As restantes foram consideradas adequadas para o consumo. Essa foi a conclusão de um dos 205 trabalhos de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), selecionados para o CONIC – o 11º Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado na Unisanta, dias 18 e 19 de novembro próximos.

Da Baixada Santista, é da Universidade Santa Cecília o maior volume maior de trabalhos selecionados. O encontro é promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Neste ano, houve um número recorde de participações, de diversos estados brasileiros: 1495 trabalhos selecionados. Participarão do evento cerca de 4 mil pessoas, das quais 90 são professores avaliadores

Os temas ligados às Ciências são os mais numerosos entre os selecionados da Unisanta. Desde análise microbiológica de sucos comercializados em estabelecimentos situados no Boqueirão e no Gonzaga, em Santos, aos estudos sobre materiais mais adequados à construção civil. Há trabalhos sobre comércio eletrônico, construção de softwares, utilização da realidade aumentada para investigar a potencialidade e usabilidade de uma câmara web 3D, redes neurais artificiais, segurança da informação em telefonia móvel, redes neurais artificiais, inovação em materiais para construção civil, como o bambu no concreto armado, motorização de carros por eletromagnetismo (carro verde), dentre muitas sugestões.

Bicas contaminadas

Segundo os alunos que pesquisaram as bicas de água de São Vicente, as fontes apropriadas para consumo humano tinham suas nascentes isoladas, de difícil acesso ou vistoriadas pela Prefeitura Municipal de São Vicente, enquanto as bicas inadequadas para consumo apresentavam residências e rodovias nas proximidades, “o que pode ter contribuído para os resultados encontrados”. As bactérias E.Coli são indicadoras de contaminação fecal, e podem provocar gastroenterites agudas e diarréias.
“Observa-se a necessidade da implantação de placas indicativas sobre a potabilidade das águas no local das bicas, além de importância maior por parte das autoridades competentes, uma vez que estudos desse tipo já foram realizados anteriormente e a situação microbiológica das bicas não sofreu alterações significantes”, concluíram os estudantes.

Matemática e biologia: interesse
Os universitários revelam preocupação em despertar o interesse de alunos pela Matemática. Alguns temas dos trabalhos: relações entre música e matemática, o lúdico na matemática para o Ensino Fundamental e na educação especial (síndrome de Down); o ensino da disciplina para jovens e adultos, entre outros.
A Biologia e a Saúde são alvo de numerosos trabalhos. Entre muitos, website de catálogo de peixes, transmissão sem fio de dados de frequência cardíaca e pressão arterial para um computador, ictiofauna de diversos rios da Baixada Santista e córregos da Serra do Mar; bosques do manguezal da região, encalhe de tartarugas marinhas, diversidade e abundância de peixes nos canais de drenagem de Santos.
Não faltam trabalhos com temas de interesse social, como o Sistema de Integração do Deficiente Visual ao Transporte Público. As demais Faculdades da Unisanta também estão representadas no CONIC: Artes e Comunicação Social, Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Engenharia, Arquitetura, Direito, Pedagogia e Administração.

Final