Esporte, Diabetes, Cirúrgias Abdominais e Terceira idade são alguns dos temas abordados nos 19 trabalhos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), inscritos no Congresso Nacional de Inciação Científica (Conic), que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro na Unisanta.

Entre as pesquisas feitas sobre Esporte, duas tratam de Natação.O trabalho “Influência do bicarbonato de Sódio em nadadores profissionais” tinha como objetivo observar o efeito da suplementação com bicarbonato de sódio em nadadores profissionais. Para isso foram testados cinco nadadores da equipe de natação da Unisanta. O resultado da pesquisa foi que a suplementação de bicarbonato de sódio não parece promover melhora do desempenho de atletas da natação.

Os nadadores da Unisanta também foram objeto de pesquisa para o trabalho “Perfil postural dos atletas profissionais de natação da Unisanta”. Nesse caso, foram estudados 20 atletas com idade entre 18 e 30 anos, com o objetivo de descrever o perfil postural dos atletas profissionais de natação. A pesquisa concluiu que a identificação dos desvios posturais se faz necessária para adoção de medidas preventivas e na busca da melhora no desempenho do atleta e qualidade de vida dos nadadores.

Incluídos no tema Esporte estão também os trabalhos “Incidência de lesões em clube de futebol da série A1 durante o campeonato paulista 2010” e “Prevalência de lesões esportivas em pedestrianistas (corredores de rua) de uma equipe pertencente a cidade de Santos/SP.”

A atividade física também está relacionada no trabalho “Comparação da mobilidade funcional em atividade de atenção dividida em idosos ativos e sedentários de um centro de convivência de Mongaguá”. O objetivo foi comparar a mobilidade funcional de idosos da comunidade praticantes e não praticantes de exercícios físicos com e sem a realização simultânea de tarefa cognitiva, avaliando e caracterizando a frenquência de quedas e suas conseqüências nos grupos avaliados.

Os alunos trabalharam com 35 idosos, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, separados em dois grupos, um composto por 19 idosos ativos e outro composto por 16 sedentários. Os estudantes fizeram um estudo com avaliação simples cognitiva e um questionário do histórico de quedas, ambas realizadas através de entrevista e avaliação, e concluíram que os idosos ativos apresentaram maior mobilidade funcional comparados aos idosos sedentários.

Já o trabalho “Comparação do equilíbrio entre indivíduos diabéticos e não diabéticos” estuda o equilíbrio em função do tempo de doença e do tipo de Diabetes. As conseqüências das cirurgias abdominais também foram temas de diversos trabalhos, como “Relação do índice de massa corpórea com as pressões respiratórias máximas em pacientes submetidos à cirurgia abdominal”.