A presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP), Lúcia Maria Teixeira Furlani, participou, como convidada especial do Ministério da Cultura (MinC), da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), realizada no último dia 9/11, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE).

O tema da edição 2011 da OMC foi uma homenagem a Patrícia Rehder Galvão – Pagu (1910-1962). O evento reuniu grandes nomes da cultura nacional como Sergio Mamberti, Barbara Paz, Chico Diaz, Silvia Buarque, Héctor Babenco, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, entre outros.

O Ministério da Cultura (MinC) solicitou assessoria da escritora Lúcia em todas as etapas da cerimônia, fato que demonstra o reconhecimento do MinC e da Presidência da República ao trabalho que Lúcia realiza como escritora e pesquisadora do tema, há mais de 22 anos.

Desde a escolha do tema, por ela sugerido: “Pagu – Sonho Luta Paixão”, assim como seus livros  serviram de base para a direção artística do evento e foram entregues pela Ministra às autoridades presentes.

As diversas obras e iniciativas culturais de Lúcia sobre Pagu foram responsáveis pelo resgate da memória dessa mulher precursora, jornalista, participante do modernismo, militante política e cultural, cujo centenário foi comemorado em 2010.

Lúcia entregou à Ministra da Cultura, Anna Buarque de Hollanda, documentos inéditos escritos por Pagu na prisão há 75 anos

Documentos inéditos – Durante reunião preparatória do evento, Lúcia entregou à Ministra da Cultura, Anna Buarque de Holanda, carta escrita por Pagu na prisão, que ficou guardada e inédita 72 anos.

Lúcia é autora da trilogia “Pagu – Livre na imaginação, no espaço e no tempo” (1988 – livro e filme); “Croquis de Pagu” (2004) e “Viva Pagu” (2010; este, em coautoria com Geraldo Galvão Ferraz), entre outras obras.

Santistas – Além da escritora, outros santistas foram homenageados pelo Ministério, em Recife. O Festival Santista de Teatro (Festa) – que tem mãe com nome e sobrenome: Patrícia Galvão – também foi reconhecido como grande incentivador da cultura nacional, durante a cerimônia.

Fotos: Claudia Busto

A Ministra Anna Buarque de Holanda, tendo ao lado a atriz Denise Fraga, apresentadora da cerimônia, e no camarote principal do histórico Teatro Santa Isabel, de Recife, Lúcia Maria teixeira Furlani e Geraldo Galvão Ferraz

Os santistas Lúcia Teixeira Furlani e Sergio Mamberti, entre os atores Barbara Paz, Chico Diaz e Silvia Buarque, e o cineasta Héctor Babenco
Lúcia Furlani e os integrantes do Festival Santista de Teatro