Conhecer os indicadores mais importantes para a gestão das instituições de ensino superior em sua região e discutir ferramentas para captação e retenção de estudantes no mercado educacional serão duas das principais atividades da 7ª edição das Jornadas Regionais do Semesp, evento que é realizado em seis cidades do estado de São Paulo.

Os temas abordados durante as Jornadas são escolhidos pelos próprios mantenedores. Assim, entre os dias 15 e 16 de março, no Mendes Plaza Hotel, em Santos, os mantenedores da Baixada Santista também receberão informações importantes sobre as alterações promovidas na Portaria nº 40 pelo MEC e suas conseqüências; sobre os impactos dos instrumentos de avaliação das IES, como o ENADE, o CPC e o IGC; e sobre dois outros temas de extrema relevância: a utilização de serviços compartilhados para redução de custos administrativos e aumento da eficiência dos processos e uma análise econômica da região.

O evento conta com o apoio da Delegacia Regional do Semesp, a primeira a ser instalada no Estado, em 1979, representando um órgão sindical, sendo, também, única em todo o Brasil. Sua instalação oficial foi considerada um marco na história da Educação do País. A Profa Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani é a atual delegada regional e a Presidência do Semesp é exercida pelo prof. Hermes Ferreira Figueiredo.

Programação:

15 de março – 3ª. feira
8h30 – Recepção dos inscritos
9h -12h – A consolidação da Portaria nº 40 de 2007, suas alterações e reflexos regulatórios. José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp
12h – 13h30 – Almoço oferecido pelo evento
13h30 – 16h – A Gestão Acadêmica sob o enfoque dos novos instrumentos avaliativos do MEC: O papel desempenhado pelo Enade, CPC e IGC no processo. Romane Fortes Bernardo

16 de março – 4ª. feira
8h30 – Recepção dos inscritos
9h-10h – Análise econômica da região: Cenários, mercados e projeções. Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp
10h30 – 12h30 – Serviços compartilhados: reduzir custos aumentando a eficiência dos processos. Como implementar as melhores práticas nos processos de controladoria, finanças, compras, recursos humanos e folha de pagamento através da padronização, escala e produtividade dos processos de negócio. Luiz Henrique de Oliveira – Diretor da Toutatis Global
12h30 – 14h – Almoço oferecido pelo evento
14h – 16h – Novas ferramentas de retenção e captação no mercado educacional. Torio Barbosa – CEO da Educa Comunicação Educacional.

Sobre a Delegacia Regional do Semesp – A Delegacia Regional de Santos e Região, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo abrange todas as instituições de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Peruíbe, Mongaguá, Cubatão, Itanhaém, Iguape, Registro, São Sebastião e Caraguatatuba.

A Delegacia Regional de Santos e Região mantém com as Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista e junto aos demais órgãos sindicais e categorias um permanente diálogo, objetivando o atendimento das necessidades e demandas existentes no contexto regional. Tem sido há 31 anos, o órgão de articulação entre as mantenedoras, comunidade acadêmica, sociedade civil, Poder Público, representando o segmento em sua interface com as necessidades regionais e sociais.

Fato histórico – A instalação oficial da primeira delegacia regional do Semesp, em 1979, foi considerada um marco na história da Educação do País, pelo então presidente do Sindicato, Dr. Luiz Paulo Schiavon.
O primeiro delegado eleito foi o Dr. Milton Teixeira, fundador da UNISANTA. Faziam parte da diretoria: Walter Sampaio Smolka – Faculdades do Carmo, como secretário; José Andreatta – Sociedade Visconde de São Leopoldo e os suplentes: Rosinha Viegas – Ceuban; Antonio José de Nardo – Fundação Lusíada; e Vitório Lanza Filho – Aelis.