Os estudantes João Marcelo Castanho e Sabrina Martinez, formandos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a pesquisadora Raquel Lopes, sob a orientação do Prof. Mauricio Conceição Mario, desenvolveram uma bancada capaz de simular processos industriais, como a extração do concentrado de sucos e a dessalinização (retirada do excesso de sal) da água do mar. O objetivo do projeto é simplificar o monitoramento e a visualização didática de alguns dos processos realizados pela indústria.

A versão atual do projeto, que existia desde 2003, nasceu a partir do plano de estágio dos alunos João e Sabrina no início do ano passado, realizado no Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da Unisanta (NPE). “O projeto anterior usava um computador para controle dos motores e monitoramento das temperaturas juntamente com um circuito complexo para o tratamento das informações, mas apresentava ruídos que causavam falhas operacionais”, explica João.

Os universitários então iniciaram um estudo de viabilidade do uso de microcontrolador e de um display LCD para substituição tanto do computador quanto do circuito, criando um sistema mais didático e de manutenção mais simples.

Aplicação – Apresentada no CONIC 2010, o maior congresso de iniciação científica do país, a aplicação foi desenvolvida a partir da bancada criada pelo laboratório de Operações Unitárias da universidade. A automação dos processos é feita através de um microcontrolador PIC18F452 que possui como base de entradas as temperaturas em quatro estágios do processo. O sistema também possui quatro saídas, que são utilizadas para o controle das bombas, das velocidades do motor e para a ativação e desativação da caldeira, que são realizadas através de botões no painel de controle da bancada. As temperaturas e as velocidades do motor e das bombas podem ser monitoradas através de um display LCD, oferecendo um melhor controle dos processos.

Fonte: www.unisanta.br/engcomputacao