Além das disputas em piscina e mar aberto, a primeira edição da Copa Milton Teixeira de Natação Master, marcada para o próximo final de semana reunindo cerca de 300 participantes, contará com um ciclo de palestras, abertas ao público em geral, a serem desenvolvidas no sábado (4/12), a partir das 9h30, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, à Rua Cesário Mota, 9, quarto andar, Boqueirão, Santos.

Os maiores nomes da natação master nacional estarão em ação na piscina olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, para a disputa que colocará em jogo o Troféu Moacyr Rebello dos Santos. O evento é organizado pela Presença Artigos Esportivos e Serviços.

A competição homenageia dois grandes expoentes do esporte: Milton Teixeira, atleta e dirigente, com memorável passagem pela direção do Santos FC, e o saudoso Moacyr Rebello dos Santos, atleta e técnico de natação, responsável pela revelação de grandes talentos e grandes conquistas nos mais diferentes níveis.

PALESTRAS – O Ciclo de palestras, começando às 9h30, está assim definido: das 9h30 às 10 h30 – Natação em Águas abertas. Das 10h45 às 11h45 – Alimentação e Suplementação para nadadores Master, com o professor Cláudio Ramos Oliveira Scorcine, especialista em Fisiologia do Exercício.

Das 14 às 15 horas – Vivência prática de relaxamento dentro da água (Piscina), com a professora Thais Medeiros do Santos, especialista em Massagem. Das 15h15 às 16h15 – Como compensar a perda de força com novas técnicas de nado, pelo mestre Fabrício Madureira Barbosa.

Das 16h30 às 17h30 – Lesões no ombro e outras lesões nos nadadores, pelo professor Alessandro Augusto Marques, especialista em Reabilitação Músculo Esquelética Esportiva. E das 17h45 às 19 horas – Mesa redonda com profissionais convidados da Natação Máster. Tema proposto – Passado, Presente e Futuro da Natação Master.

CATEGORIAS E PROVAS – A disputa envolverá nadadores nascidos até 1990 (categoria 20+), estendendo-se até a categoria 85+, para nascidos até 1925. Em piscina, ocorreram 25 provas, incluindo revezamentos (4×50 metros quatro estilos misto, 4×50 metros nado livre feminino e 4×50 metros nado livre masculino). A prova em águas abertas terá a distância de 1.500 metros. Todos os inscritos receberão uma camiseta alusiva à disputa. Outras informações pelo tel: (13) 97767933.