Depois de conquistar o concorrido Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 Km, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, corre atrás de mais um importante título, o de melhor atleta de águas abertas de 2010, promovido pelo site  www.openwatersource.com.

Além de Ana Marcela, concorrem atletas especialistas em longas travessias e participantes das mais diferentes provas disputadas em águas abertas, sejam rios ou mares. Para votar, basta acessar o endereço: http://www.openwatersource.com/vote-for-the-world-open-water-swimming-woman-of-the-year.html.  

Ana Marcela é a primeira da lista, seguida pela vice-campeã mundial, a alemã Ângela Maurer; a irlandesa Anne Marie Ward; a norte-americana Diana Nyad; a inglesa Freda Streeter; a holandesa Linsy Heister; a australiana Penny Palfrey; as também norte-americanas Barbara Held e Eva Fabian; a inglesa Jackie Cobell; as integrantes do grupo norte-americano Mighty Mermaids (Christie Plank Ciraulo, Nancy Steadman-Martin, Tracy Grilli, Karen Farnsworth Einsidler, Lisa Bennett e Jenny Cook (52), além da australiana Sue Oldham.