No final, quem fez a festa foram os futuros engenheiros UNISANTA. Vencendo as finais de basquete e futsal, diante de sua maior rival e até então detentora do título de campeã geral, Fefesp, a Faculdade de Engenharia da UNISANTA expandiu o peito e afinou a garganta para gritar é campeão!
Por uma mínima, mas significativa diferença de pontos (61 a 57), que coroou uma acirrada disputa entre as duas maiores forças do esporte universitário da Baixada Santista, a Engenharia, contagiando o Ginásio Poliesportivo Santa Cecília, se sagrou campeã da mais tradicional e importante competição poliesportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da UNISANTA, em sua vigésima sétima edição, que congregou faculdades de todas as universidades e centro universitários da região. No feminino, a Fefesp ratificou o pentacampeonato, assegurado por antecipação no final de semana.
Na noite de quinta-feira (27), Engenharia e Fefesp fizeram três decisões consecutivas, envolvendo-se no voleibol, basquete e futsal masculinos. A Fefesp precisava vencer as três finais para manter a hegemonia. À Engenharia bastava uma vitória.
Não satisfeita em vencer no basquete, por 28 a 19, ratificando seu favoritismo, a Engenharia transcendeu. No futsal, a Fefesp, com pose de campeã, tropeçou nos seus erros e caiu por 3 a 2. Um time taticamente equivocado e pecando nos exageros individuais sucumbiu, mesmo tendo maior – porém, estéril – posse de bola.
A Fefesp, mais uma vez, pareceu acreditar que a vitória viria tão logo ela assim o desejasse. Mas a determinação da Engenharia no aspecto tático sobressaiu mais que o volume de jogo do adversário, teoricamente mais forte e bem mais experiente.
O futsal da Fefesp deveria ter observado melhor seus colegas do time de voleibol, que na abertura da rodada, souberam como ir à superação e bater a Engenharia, taxada como favorita ao título da modalidade, mas que não encontrou meios de decolar, apesar de alguns lampejos ao longo da partida. Deu Fefesp por 2 a 0, mas a noite foi mesmo da Engenharia.
No Laerte Gonçalves, as meninas da Fefesp fecharam com pompa e circunstância os Jogos da UNISANTA, vencendo em mais duas finais. A Biologia Unesp, no handebol por 20 a 4, e a Fefis, no futsal, pelo placar de 2 a 0. A Fefesp ratificou o pentacampeonato somando 50 pontos, 29 a mais que a vice-campeã Direito Católica.
Os 27º. Jogos da UNISANTA foram realizados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com promoção do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Apoiaram o evento a Claro, Sukiko´s, Wall Bike, Picanharia Santista, Sabesp, Mary Kay e Medical Line. Maiores informações ainda podem ser obtidas pelo site oficial dos Jogos: www.unisanta.br/jogos.