Gilvan dos Santos, funcionário, aluno e atleta especial da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, seguiu nesta sexta-feira (28), para Fortaleza, no Ceará, onde, neste final de semana (sábado, 29, e domingo, 30), compete na primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação e Atletismo.
Destaque da etapa regional classificatória, disputada em Maringa, no Paraná, onde obteve três medalhas de ouro e uma de bronze, Gilvan encara as provas de 50, 100 e 400 metros nado livre, categoria S8 (deficiência física), com tempos de entrada significativos.
“Nos 50 metros, nadei a seletiva para 33s36, o que me deu o segundo melhor tempo. Fiz 6m24 nos 400 e 1m17s63, nos 100 metros. Só não consegui atingir o índice nos 100 metros nado peito, que não é a minha especialidade. Nesta prova nadei para 1m42, quando o índice era de 1m35. De qualquer forma estou satisfeito e confiante”, admite.
A confiança de GIlvan decorre de dois aspectos importantes. Primeiro, ele melhorou, e muito, seus tempos em relação à última temporada. E o fato de vir treinando com o professor Renato Bartholo, todos os dias, acentuou suas condições atlética e, sobretudo, técnica.
“Meu treinamento é basicamente o mesmo adotado para o Carlos Farrenberg, campeão mundial da categoria S 13 (deficiência visual). Além disso, treinar ao lado dele é uma honra e um estimulo para que eu busque me superar”, arremata.