O Festival CINEME-SE, promovido pelo Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), abriu suas portas para estagiários.
Em março, o coordenador do Cineclube, Eduardo Ricci, divulgou o festival e o programa de estágio. Desde lá, alunos de diferentes cursos se inscreveram.
Hoje, participam cerca de 20 alunos dos cursos de Jornalismo, Produção Multimídia, Arquitetura e Artes Visuais.
Os voluntários participam efetivamente da produção do evento, tanto antes como durante o festival. Durante a semana, cerca de seis alunos comparecem ao Cineclube, duas vezes por semana, de duas a três horas. Segundo Ricci, o intuito é prepará-los para o Festival. “Cada um atuará por duas ou três horas em uma destas funções: apoio de palco, recepção, registro áudio visual, apoio técnico etc.”, comenta Ricci.
O grupo completo costuma se reunir aos sábados para a produção, por conta de estagiários que trabalham durante a semana e não podem comparecer no período da tarde.
Os estagiários que cursam Jornalismo costumam treinar a produção, fazendo matérias para o blog, catalogando os filmes selecionados para o Festival, ajudam também na parte audiovisual, cortando os filmes, selecionando as cenas. “Vai ter o olhar deles no festival”, comenta o coordenador. A parte de edição de clipes, produção de vídeos etc, já fica com os alunos de Produção Multimídia. Segundo Ricci, alunos graduados costumam ajudar na preparação do evento.
Os futuros arquitetos que participam do estágio cuidam da parte cenográfica. A produção, incluindo camarins e performance fica com os estagiários que cursam Artes Visuais.
O programa possibilita aos alunos ter acesso ao mundo do audiovisual, de uma forma mais ampla e profunda. “Você conhece muita coisa, coisas que eu nem tinha noção… quando eu me formar eu quero trabalhar com cenário, então serve como uma experiência, você consegue aprender e pegar mais coisas.”, comenta a aluna do terceiro ano de Arquitetura, Suzane de Oliveira Costa.
Já os alunos do primeiro ano (matutino) de Jornalismo comentam estarem gostando de fazer parte do evento. “Gostei muito da proposta do Festival. Me interessei por causa do modo diferente de fazer cinema.”, afirma Alyson Gonçalo. “Você acaba fazendo novas amizades e no trabalho acabamos abrindo novas portas”, justifica Pedro Comin.
Gabriel Pereira, da mesma turma,comenta: “Cinema é uma coisa que pode estar em todos os lugares, em todas as áreas. Eu sempre quis saber como é a correria de uma produção, como se monta um cenário, com é dividido o que cada um vai fazer, foi por uma curiosidade que decidi participar.” José Carlos Tallarico Neto compartilha do mesmo pensamento: “Eu acho legal participar de uma produção, por isso me interessei. Com certeza vai valer a pena ver o resultado final”.
O Programa – Contando como experiência no âmbito cultural e como Atividade Complementar o programa de estágio busca desenvolver no aluno a parte audiovisual. Os alunos têm contato com outros cursos, com diversos filmes e podem desenvolver o que têm aprendido no seu curso, dentro do programa.
Ainda há vagas para o estágio. Para participar basta comparecer aos sábados (até o dia do festival) às 14h e procurar o coordenador Eduardo Ricci.
O Festival – O tema das ações culturais da 6ª. edição é “O corpo como cenografia do eu”. Haverá performances e oficinas. O evento tem um caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do espectador.

O CINEME-SE é um festival com foco na experiência do cinema e do audiovisual realizado ao vivo. Seu objetivo é estimular a formação de novas platéias para um cinema mais interativo a partir do uso das novas tecnologias audiovisuais. A mostra dos curtas é seguida de debates, e o público define o melhor curta do Festival. Durante quatro dias o espectador experimenta o prazer de discutir a linguagem e a estética cinematográfica de forma descontraída e educativa.

O Festival é realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília-Unisanta e pelo Sesc de Santos.