A maratonista aquática olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela Cunha, conquistou na manhã, deste domingo (22), em Inema, na Bahia, o titulo de campeã brasileira de maratonas aquáticas de 2009, ao vencer a prova de 5 km, que encerrou o calendário nacional. Ela somou 146 pontos.
No último dia de provas em Inema, a prova feminina teve o mesmo pódio da disputa de 10 km. Ana Marcela Cunha chegou em 58m29 e foi a vencedora seguida de Isabelle Longo, também da UNISANTA, com 58m59, e de Izabela Fortini, do Minas Tênis Clube, com 59m10.
Já no masculino Felipe Alcântara, baiano que nada no São Caetano/SP, surpreendeu o favorito Allan do Carmo e foi o vencedor com o tempo de 55m33. Allan (55m38) ficou com a medalha de prata e Samuel de Bona (55m48), do Grêmio Náutico União, ficou com a terceira colocação. Allan, porém, garantiu o título nacional, com 143 pontos.
As provas em Inema definiram a seleção brasileira de águas abertas para os Jogos Sul-Americanos, da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), em março do ano que vem. Respeitando o limite imposto pela entidade de dois atletas no feminino e dois no masculino, o time será composto por Ana Marcela Cunha, Isabelle Longo, Allan do Carmo e Felipe Alcântara.Em 2010, além dos Jogos Sul-Americanos, a grande meta das maratonas aquáticas será o Campeonato Mundial que reúne as três provas do esporte – 5, 10 e 25 Kms – que ocorrerá em julho, em Roberval, no Canadá.