Além da participação de seus atletas representando a cidade de Santos e do auxílio aos esportistas feito pela Faculdade de Fisioterapia nos Jogos Abertos do Interior, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá um novo desafio na edição de 2010 do evento. Estudantes e docentes terão a oportunidade de confeccionar a tocha que será conduzida pelos atletas durante o percurso feito até a cidade para o acendimento da pira dos 74º Jogos Abertos do Interior, que ocorrerão em Santos.
O convite foi feito pelo presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes),Rogério Sampaio, em reunião realizada no último dia 9 de novembro, na reitoria da Universidade, e deu início ao projeto de parceria entre as instituições. O objetivo é desenvolver uma tocha mais leve e com combustível que não polua o Meio Ambiente. O campeão olímpico também é presidente do Comitê OrganizadordosJogosAbertosde 2010.
“Acredito que a função da Universidade é a pesquisa. A Unisanta vem atender o esporte numa área que o País não é desenvolvido, que é a fabricação de tochas. A proposta é totalmente viável. O fogo representa a vontade dos atletas para superar os obstáculos”, afirmou Sampaio.
A confecção da tocha envolverá alunos de vários cursos da Unisanta que participarão de concursos futuros propostos pela Universidade. A previsão é de que o equipamento seja entregue em agosto de 2010. “A Unisanta tem em seu DNA a formação de atletas. Estamos honrados com a proposta”, disse a reitora da Universidade Santa Cecília, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Para o diretor do curso de Engenharia Mecânica, prof. Carlos Alberto Amaral Moino, “é um belo desafio que será proporcionado aos alunos e professores, principalmente nas disciplinas de Materiais e Combustão. Temos laboratórios equipados para fazer simulações em computador para auxiliar na elaboração de um equipamento leve, eficiente e com um combustível alternativo, ecologicamente correto”.
Também participou da reunião o prof. Marcelo Casati, Diretor do Conselho Regional de Educação Física e integrante do Comitê Organizador dos JogosAbertosde 2010.