Professor do Curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), João Inácio da Silva Filho, lança seu livro O Enigma de Bartolomeu no dia 26 de novembro, às 20h. A obra é um romance histórico da vida de Bartholomeu Lourenço de Gusmão, o primeiro cientista experimental das Américas. O evento acontecerá no Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 689, Boqueirão, Santos..
A obra tem como objetivo resgatar a memória do inventor e autor de importante legado científico à humanidade. O engenheiro realizou seu trabalho com o apoio cultural do IHGS e da Fundação Memória e Arquivo de Santos (FAMS).

Além do lançamento, nessa noite o autor tomará posse da cadeira 73, cujo patrono é engenheiro e historiador Affonso Taunay, o maior biógrafo do Padre Barthomeu de Gusmão, como membro do IHGS na cadeira 73.

Sobre o livro- Suas páginas contam uma aventura que começa quando antigos manuscritos encontrados em Portugal despertam a cobiça de seitas remanescentes da Idade Média. As ações impetradas por componentes dessas sociedades secretas obrigam que os heróis: professor Taunai, Eugene, Subra e Clara, todos pesquisadores do século XXI, analisarem estranhos fatos históricos acontecidos na Corte de D. João V, no início do século XVIII.

À medida em que as pesquisas avançam, os resultados obtidos por documentos reais comprovam que os acontecimentos atuais estão intimamente ligados à vida do misterioso homem que inventou o Aeróstato há 300 anos, Bartoleomeu de Gusmão. Todos esses fatos vão servindo de evidências para as descobertas dos mistérios e a tentativa de resolver o enigma.

Sobre o autor- João Inácio da Silva Filho é autor de vários livros e trabalhos publicados na área de tecnologia. Além disso, atua como pesquisador da História de Santos e região. Dentre obras ligadas a inteligência artificial o autor também dedica tempo para escrever sobre fatos históricos.Entre suas publicação são encontrados: O Jesuíta e o Menino, Introdução à LógicaParaconsistente Anotada, A História da Fundação da Vila de São Vicente e Circuitos Básicos com Amplificadores Operacionais