Alunas do quarto ano de Biologia Marinha da Unisanta, Juliana Rosin, Marina Quevedo e Stella Mendes Gonçalves, ministram a oficina "Reutilizando idéias: construção de móveis com garrafas Pet", dia 2 de julho, durante no 12º Simpósio de Biologia Marinha. Com o intuito de dar uma nova utilidade, ao que aparentemente seria lixo, as universitárias ensinam aos congressistas a confecção de um puff.
O objeto, que poderia fazer parte da sua decoração leva como matéria prima, três garrafas pet do mesmo formato e tamanho, fita adesiva, cola de contato, espuma, papelão e um tecido para revestir a peça. “Com um trabalho final o puf poderia até ser vendido, acredito que seu valor de venda seja próximo a cinquenta reais”, conta Juliana.
A técnica repassada na oficina foi aprendida por elas na ONG Elementos da Natureza, com a qual aprenderam a fazer trabalhos artesanais com aquilo que seria lixo e passaria a sujar o meio ambiente. Além do puf outros assentos como cadeiras podem ser feitas com garrafas pet. As universitárias contam que viram no Simpósio uma maneira de repassar o conhecimento obtido e por isso tiveram a iniciativa junto com os coordenadores do evento de ensinar a técnica aos congressistas.