Que Jonas Brothers, que nada! A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, vai mesmo é de Roncatto Brothers. Matheus, Gabrielle, Danielle e Michelle são quatro irmãos. Mais que isso: São quatro nadadores, que já dão o que falar. E como!
Matheus, mesmo não sendo o mais velho – ainda fará 14 aos, enquanto Michelle é dois anos mais velha -, foi o primeiro a se atirar do bloco de partida. Mas, na verdade, é Gabrielle, de 11 anos, a dona, pelo menos por hora, das maiores atenções. Danielle, de apenas8 anos, já coloca as manguinhas de fora e marca tempos melhores que a irmã mais famosa, em seu início no esporte.
A mãe, Andréa, toda orgulhosa, procura acompanhar a prole em suas andanças e braçadas. Andréa, que fez patinação, jogou voleibol pelo Santos FC, sob a orientação de Chico dos Santos, e ainda se formou como bailarina, sabe o quando é dura a vida dos filhos, como esportistas. Muito treino, viagens, competições, algumas decepções. Mas, para compensar, muito sucesso.
“Meu marido, Roberto, também vibra com os filhos, mas não pode sempre acompanha-los. Assim a tarefa cabe a mim, principalmente com relação à Danielle e a Gabrielle”, diz. “Mas vale à pena todo o esforço”.
Andréa não é aquela mãe que vive na beira da piscina passando instrução aos filhos, fazendo-se de técnica. “Essa função, deixo aos treinadores. A mim cabe torcer e apoiar, mesmo porque tenho filhos dedicados aquilo que fazem e que contam com uma excelente orientação”, completa.
A convivência dos irmãos Roncatto com a natação começou há sete anos, com Matheus. “A gente residia m São Paulo e quando viemos para Santos, passei a estudar no Santa Cecília. Depois de fazer futebol, passei a fazer natação, esporte que virou uma paixão. Hoje, só quero mesmo é melhorar minhas marcas e passar a ser uma figura sempre presente no pódio”, diz com convicção.
No Paulista Infantil ficou entre os cinco melhores nos 400 metros medley, nadando para 5m08, seu recorde pessoal. Matheus ainda tem um 17m58 nos 1500 metros nado livre, 2m28, nos 200 metros medley e 4m54 nos 400 metros nado livre. Como não poderia deixar de ser, Michael Phelps é o grande ídolo.
Gabrielle, grande destaque do último Campeonato Paulista Petiz, foi a segunda da família a entrar para essa vida de acordar muito cedo, passar boa parte do tempo na água, transformando-se em mais um ser anfíbio. “Via meu irmão, gostei, e resolvi tentar. No começo, confesso que pensei em desistir. Era meio monótono ficar treinando na piscina menor. Depois, quando passei para a piscina grande e vieram as primeiras competições, ganhei motivação”, diz.
A talentosa Gabrielle – no estadual, ela somou três medalhas de ouro em provas individuais: nos 100 metros nado medley, com 1m17s38, nos 100 metros nado livre, com 1m07s54 e nos 400 metros nado livre, com 5m19s90. Gabriele ainda integrou a equipe vitoriosa no 4×50 metros nado livre petiz I feminino, e ficou com a prata no 4×50 medley – é ainda a mais determinada dos irmãos.
Seu técnico, Rogério Campos, disse logo após o Paulista, ela o procurou para passar, em folha de caderno, as marcas e objetivos que pretende alcançar neste segundo semestre de 2009. Gabrielle é muito competitiva. “Não gosto de perder”, afirma com a certeza de quem sabe de sua potencialidade.
Isso, porém não significa que ela ou os irmãos sejam bitolados quando se trata de natação. “A gente leva uma vida como qualquer jovem ou criança. Divertimos-nos, brincamos, vamos ao cinema, ao shopping etc”, garante Matheus.
Andréa diz que em casa eles falam em natação, mas apenas como uma troca de experiências. Uma vez ou outra, eles, em tom de brincadeira, fazem comparações entre suas performances.
A pequena Danielle, que se esconde atrás da mãe, afirma, deixando a timidez de lado que vai desbancar a irmã Gabrielle.”Meus resultados hoje são melhores que os dela (Gabrielle) quando começou”.
Enquanto Matheus, Gabrielle e Danielle iniciaram no Aprenda, a irmã mais velha, Michelle, entrou direto no infantil. “Talvez, por isso, seu processo evolutivo seja diferenciado”, admite a mãe Andréa.
Na escola – todos são alunos do Santa Cecília -, no entanto, não há diferença. Michelle, no segundo ano do ensino médio, Matheus, no nono ano do Ensino Fundamental, Gabrielle, no sexto ano, e Danielle, no terceiro ano, orgulham os pais, com notas sempre altas. “Em casa, os boletins só têm 9 ou 10”, afirma Matheus, mas sem um tom ostensivo. Ele apenas reflete algo natural em uma família de nadadores de bem com a vida, os Roncatto Brothers, já brilhando nas melhores piscinas do País.