A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou no dia 30/6, em Brasília, a cerimônia de premiação do Top Educacional Professor Mário Palmério e do Concurso de Curtas de Responsabilidade Social das IES. Na ocasião, a reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, recebeu o prêmio das mãos do conselheiro Edson Nunes, do Conselho Nacional de Educação (foto).
Concurso de Curtas
O Concurso de Curtas sobre Responsabilidade Social é o prêmio concedido pela ABMES para as instituições que desenvolvem vídeos sobre o Dia da Responsabilidade Social. Essa ação, promovida há cinco anos pela ABMES, tem o objetivo de reunir em um só dia as atividades de responsabilidade social realizadas por instituições de ensino superior particular.
O projeto Mangue Limpo foi o foco do vídeo vencedor na categoria Vídeo Documentário. A atividade de educação ambiental realizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), foi merecedor do prêmio por incentivar a preservação do mangue situado na região. A instituição promove visita guiada ao mangue, realiza uma limpeza periódica, assegura o replantio da vegetação e desenvolve projetos de aplicação prática para seus alunos do curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha), Farmácia e Pedagogia. O objetivo da IES é formar agentes multiplicadores de preservação ambiental do mangue.
Prática profissional – A produção do vídeo ficou a cargo dos alunos de Jornalismo da Unisanta, que fazem estágio no Programa Espaço Unisanta, veiculado pela Santa Cecília TV, emissora do Sistema Santa Cecília de Comunicação (Rádio e TV Educativas). A orientação foi da professora de jornalismo Alessandra Pereira.
Sobre o Mangue Limpo – O Programa Mangue Limpo foi criado em 2002, no Guarujá (SP), pela empresa Dow Brasil em parceria com a Unisanta. Tem como principal objetivo a preservação do mangue local, por meio de ações de desenvolvimento sustentável e da mobilização e conscientização da população.
Foi considerado pela Dow o melhor programa da empresa, na América Latina, na área de criatividade, além de ser elogiado pelo oceanógrafo Jean-Michel Cousteau.