Um retumbante sucesso é a definição encontrada no site da Federação Internacional de Natação – FINA (http://www.fina.org/project/index.php?option=com_content&task=view&id=2047&Itemid=9), para realização da 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi, etapa de abertura do mais importante circuito mundial de águas abertas, o FINA 10 km Marathon Swimming World Cup 2009.
Assinada por Meghan Lynn, editora assistente do FINA Aquatics World, a matéria é ilustrada por uma foto da grande campeã, Ana Marcela Cunha, jovem maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos.
O texto destaca o sucesso enfatizado pela organização e comunidade aquática mundial, além de destacar a presença da elite da natação internacional em águas abertas, como os campeões mundiais Valério Cleri e Ângela Maurer, além dos medalhistas olímpicos, David Davies e Cassandra Patten, bem como o heptacampeão do Grand Prix, Petar Stoychev.
Na prova feminina, fica evidenciada a notável façanha de Ana Marcela Cunha, que com uma escapada na etapa final, impediu a reação das adversárias. “Após a prova, ela não conteve a felicidade. Sorridente, elogiou a perfeita estratégia concebida pelo seu treinador Marcio Latuf. Na primeira volta, manteve a calma e figurou entre as seis primeiras. Na segunda, figurou entre as três primeiras, deixando espaço para se deslocar para um lugar melhor. Já na última, acelerou um pouco mais e, em seguida, foi à frente em busca da vitória”, escreve Meghan.
Segundo Igor de Souza, diretor técnico, “todos colaboraram para que a prova se transformar-se em um grande sucesso, inclusive o Sol, que atraiu milhares de pessoas à Praia da Aparecida. Igor é um dos oito nadadores do mundo a ter feito a Travessia do Canal da Mancha, indo da Inglaterra para a França e retornando à Inglaterra”.
A prova homenageou ainda uma das lendas da natação brasileira e mundial, Renata Câmara Agondi, que fez história na década de 1980 antes de morrer ao tentar atravessar o Canal Inglês em 1988. Renata sempre teve o sonho de estimular e popularizar as provas de águas abertas em Santos. O evento fez parte das comemorações dos 463 anos da Cidade de Santos
Já o prefeito santista, João Paulo Tavares Papa, destacou a importância do evento para a Cidade. “Essa prova é de suma importância para a Cidade, pois atrai os grandes nomes do esporte no mundo. Ao mesmo tempo, assinala Santos como uma cidade turística, uma cidade portuária, mas com uma grande responsabilidade no processo de desenvolvimento do esporte”.