O Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília realiza o 11º Encontro de Cinema da UNISANTA, de 4 a 7 de novembro, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, da Universidade. Nesta edição comemorativa de 10 anos, foi escolhido o tema “o espectador e sua identidade” que será comentado no bate-papo de abertura, após a exibição do filme “Memórias do Subdesenvolvimento”, de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba, 1968), dia 4, às 19h. Serão lembrados também os 80 anos de cineclubismo no Brasil, os 60 anos da criação do Clube de Cinema de Santos e os ideais de Maio de 68.

No segundo dia do evento (5/11), haverá a conexão cultural sobre o tema “Identidade Sustentável”, às 19h, com o biólogo e doutor em ecologia, Fábio Giordano, e a psicóloga, Elvira Batista. Os convidados abordarão a formação da identidade humana e a sustentabilidade num mundo em permanente crise.

A programação continua dia 6, às 15h, com a “Sessão Lanterninha”, um momento mágico com exibição de curtas infantis e interações lúdicas para crianças de 7 a 10 anos. À noite, às 19h, acontece a 3ª Mostra de Vídeo Universitário da UNISANTA e um sarau multimídia com a VJ Fixxa, com apresentações de vídeos, músicas e poesias no pátio do bloco E da Universidade.

No último dia do Encontro acontece, às 15h, a Sessão Sem Olhar, um evento especial para deficientes visuais, com áudio descrição e sinestesias a partir da narrativa e estética de curtas-metragens. No encerramento, às 19h, será exibido o filme “Cada Um Com Seu Cinema – Cannes 60”, com bate-papo após a exibição.Toda a programação tem entrada franca. Mais informações pelo e-mail: ricci@unisanta.br ou pelo telefone: 3202-7100 ramais: 257 ou 147.

O Encontro

O primeiro Encontro de Cinema da UNISANTA aconteceu em 25 maio de 1998. Nesse dia, completava um ano da morte do cineclubista Maurice Legeard. Para homenagear sua luta pela sétima arte, foi exibido um curta-metragem sobre as atividades do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca, dirigido por Eduardo Ricci. Logo após, ocorreu um debate com Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Savietto, Juracy Silveira e Roberto Melchior. O tema do bate-papo foi o papel e a influência do cinema na produção artística de Santos. Nas outras edições do Encontro, foram debatidos temas como: cinema brasileiro, documentário, cinema como expressão cultural, ensino audiovisual e cinema infantil. Esse evento deu origem ao Cineclube Lanterna Mágica, fundado em 24 de março de 1999.

Ao longo destes 10 anos, o evento amadureceu seus objetivos e atualmente discute a produção audiovisual e multimídia contemporânea. O objetivo principal é promover debates sobre temas variados ligados ao cinema e ao audiovisual. Contribuindo, assim, para a formação de alunos universitários e cidadãos mais conscientes, críticos e livres para construir um mundo melhor.

Realização
Universidade Santa Cecília
Cineclube Lanterna Mágica -UNISANTA

Apoio Cultural
Faculdade de Artes e Comunicação – UNISANTA
Vídeo Paradiso

ENTRADA FRANCA

Sala Maurice Legeard de Cinema – UNISANTA
Rua: Cesário Mota, 8 – Santos/SP
Tel.: (13) 3202-7100 – ramal: 257 ou 147
e-mail: ricci@unisanta.br