O projeto de pesquisa Tecnologia de Produção em Spray Dryer da Biomassa da Banana Verde – Alimento Funcional, desenvolvido pelo engenheiro Ricardo Oi, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é um dos 24 trabalhos do País e está entre os três do Estado aprovados para receber financiamento a fundo perdido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O estudo é desenvolvido no Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta por meio de convênio firmado entre a Universidade, o Senai e a Vale Mais Indústria Comércio e Exportação de Derivados de Banana Ltda. Instalada na Incubadora de Empresas de Santos. O tema é desenvolvido como tese de doutorado do professor Oi pela Unicamp, sob orientação do também docente da Unisanta, Dr. Deovaldo de Moraes Júnior.

O financiamento do projeto será pronunciado nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, às 19 horas, durante a comemoração do 6º aniversário da Incubadora de Empresas de Santos, que será realizado na Rua XV de Novembro, 137 – 1º andar. Na oportunidade, haverá apresentação do trabalho e serão servidos alguns pratos provenientes da biomassa da banana verde.

Na prática, o aparelho utiliza a pasta da banana, após aquecida, para sua transformação em pó. De acordo com Deovaldo, esse pó, obtido através da secagem da banana no Spray Dryer, tem como objetivo ser utilizado para exportação. O produto é rico em sais minerais e pode reforçar o conteúdo nutricional de outros alimentos cozidos.

Segundo o coordenador do Departamento Universidade – Empresa e Estágio, eng. Luiz Vidal de Negreiros, a Unisanta e a Vale Mais firmaram em junho um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto, utilizando a estrutura de pesquisas da Universidade. Com isso, passou a ser viável a participação da Vale Mais no Edital Senai Inovação, que agracia financeiramente projetos desenvolvidos por instituições de Ensino Superior em parceria com empresas. A Unisanta e a Vale Mais obtiveram sucesso junto ao Senai, e iniciaram os trabalhos em escala industrial neste mês, ao longo de doze meses de atividades.

De acordo com o professor Deovaldo, o Spray Dryer usado nas experiências desenvolvidas no Laboratório de Operações Unitárias já era utilizado, há dois anos, para a produção de leite em pó, café solúvel, chocolate em pó, fertilizante e sabão em pó.

O professor Ricardo Oi é o coordenador do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (Pré-Incubadora de Empresas da Unisanta), considerado modelo para o País no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras da Empresa, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Oi também é coordenador e professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e é responsável técnico pelo programa SEBRAETec, líder de grupo de pesquisa CNPq e professor do curso de Administração.