A utilização das folhas de “cucas” para tratamentos de úlcera gástrica; o perfil de obesidade e sedentarismo em freqüentadores de shopping; a ocorrência de raias a 400 metros da faixa de praia de Santos; a comparação de poluição das areias entre os canais 1 e 7, são alguns dos cerca de 150 trabalhos científicos, desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e de outras instituições apresentados na VI Jornada Ceciliana de Iniciação Científica. Os trabalhos estarão expostos, na forma de painéis, até dia 31/10, no pátio do Bloco M5, Rua Oswaldo Cruz, 277.
A aluna do 3º ano do curso de Farmácia da Unisanta, Laís Pinheiro da Silva, é bolsista da Fapesp e está expondo o seu trabalho na Jornada. Laís e seu colega de classe Célio Damacena de Angelis, que tem bolsa da Unisanta por iniciação científica, realizam uma pesquisa que avalia a ação antiulcerogênica das folhas de Terminalia catappa L. (COMBRETACEAE), popularmente conhecida como Cuca ou Chapéu de Sol.
Segundo Laís, foram realizados testes com camundongos para comprovar a eficácia do tratamento de ulcera gástrica, com a substância extraída da folha de “cuca”. “Os resultados comprovaram a hipótese da ação antisecratória (antisecreção) do extrato existente nestas folhas.”
No Brasil, a diversidade genética vegetal é estimada em 55 mil espécies catalogadas e, desde 2006, existe uma Política Nacional que propõe a utilização de plantas medicinais e fitoterapia nos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na área da Educação Física, um dos assuntos pesquisados o foi perfil de obesidade e sedentarismo nos freqüentadores do Shopping Praimar, em Santos. O trabalho foi realizado pelos alunos do 4º ano da Fefesp, Vilmar Casimiro Leite, Simone da Trindade Fernandes, Priscila dos Santos Abreu e Rosely Neres. Para a mostra foram avaliados 526 indivíduos, de 18 a 90 anos, de ambos os sexos. Um dos resultados obtidos na pesquisa foi a incidência maior de mulheres com índice de massa corporal elevado e não praticante de atividade física.
Ainda na mesma área, as alunas Liseux de Paula Furtado e Maria Cecília Massaro Ebling (Fefesp) realizaram trabalho sobre o desenvolvimento motor de crianças praticantes ou não de educação física escolar. De acordo com os testes (como saltitar com uma perna e equilibrar-se andando de costas) aplicados nos dois grupos, foram detectadas estatísticas significantes que comprovam que a educação física escolar auxilia a desenvolver as dimensões cognitivas, afetivo-sociais e motoras da criança.
Estudar a ocorrência de raias durante a pesca de arrasto na baía de Santos e São Vicente foi o objetivo das alunas do Curso de Biologia Marinha da Unisanta, Bruna Rodrigues Bernardes, Carolina de Jesus Almeida, Gabriela Veronezzi, Karen Marcelino e Thais Senem Périco. As estudantes acompanharam sete lances de redes, a 400 metros da faixa de praia, durante três dias (maio/2008) e identificaram 21 indivíduos da espécie Rhinoptera SP (Raia Ticonha) e três da espécie de Aetobatus Narinari (Raia Pintada).
As alunas Mariana Aliceda Ferraz e Ana Luiza de Oliveira Saturnino Meira, também de Biologia Marinha, realizaram um estudo que evidenciou maior poluição nas areias da praia próximo os canais 6 e 7, e os alunos Paloma Sant’Anna Domiguez, Monique Rodrigues da Silva Andrade Maia, Matheus Salgado Simões e Fabiana Coelho Grandchamps pesquisaram a avifauna visitante do Orquidário Municipal de Santos, onde foram identificadas que mais de 80 aves posavam no lago e em suas margens, deixando claro a importância de preservação de áreas como esta.

Na área de Pedagogia, um dos destaques foram os trabalhos da aluna Viviane Veiga Távora, sobre a importância de incentivar a literatura infantil entre os estudantes de pedagogia. De acordo com Viviane o objetivo é estudar a formação do professor-leitor para o desenvolvimento do aluno-leitor. “De acordo com minha pesquisa, a maioria dos estudantes de Pedagogia não são leitores da literatura infantil e a inserção desta literatura na formação inicial de professores é fundamental.” A aluna completa ainda que é importante que o futuro docente tenha contato com o gênero antes de assumir uma sala de aula.
Estes e os demais temas das áreas de Engenharia, Arquitetura, Odontologia, Fisioterapia, Administração, entre outras, estão à disposição no site www.unisanta.br/jornadaceciliana
Para a Profa. Dra. Brigitte Rieckmann, organizadora do evento, “a Jornada possibilita a integração de diversas áreas de conhecimento e também facilita a inclusão do aluno no mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais candidatos que realizam pesquisas científicas no período da faculdade.”

Responsabilidade Social – Além de trabalhos científicos, também estão expostos trabalhos de extensão voltados à comunidade, integrantes da IV MostraSanta. O objetivo é apresentar os trabalhos permanentes da Unisanta que contribuem para amenizar os problemas sociais.
A VI Jornada Ceciliana de Iniciação Científica e IV MostraSanta são iniciativas do Centro Institucional de Pesquisa (CIPE) e da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta.

Prêmio Prof. Dr. Milton Teixeira – Nesta edição foram inscritos 160 trabalhos, sendo 148 selecionados por uma comissão científica que analisará os estudos de cada área de conhecimento (exceto área da saúde), para concorrer ao Prêmio Prof. Dr. Milton Teixeira, no valor de U$$ 300,00 (trezentos dólares). Todos os participantes ganham certificado de participação.

Prêmio Sanny de Incentivo à Pesquisa – Para a área da saúde, o Centro de Estudos e Pesquisas Sanny também concederá ao melhor trabalho prêmio no valor de U$$ 300,00 (trezentos dólares), além de troféus aos três melhores.