Já está tudo pronto para a estréia das maratonas aquáticas de 10 km no programa olímpico. Na noite desta terça-feira (19), às 22 horas, horário de Brasília, ocorre a largada para a prova feminina, que reunirá as 25 melhores atletas do mundo na modalidade, entre as quais a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, e a também brasileira Poliana Okimoto.
A expectativa é de que as águas do Parque Olímpico de Shunyi tenham sua temperatura por volta dos 28 graus, seis a mais do quem no Pré-Olímpico de junho, que definiu os últimos participantes da prova.
Ana Marcela, a mais jovem das 25 nadadoras, diz que isso não a intimida. Ela se mostra muito bem preparada para encarar o maior desafio de sua carreira. “Por enquanto estou encarando a Olimpíada como mais uma competição difícil. Estou tranqüila. Sei que fiz uma boa preparação e me sinto na minha melhor forma”, afirmou.
Seu treinador, Márcio Latuf, também está confiante: “A fase de aclimatação em Macau foi excelente. Tivemos a piscina quase que só para nós e conseguimos uma ótima adaptação ao fuso horário. A Ana Marcela aproveitou muito o treinamento em altitude e está em ótima forma. A Poliana, pelo que tenho visto treinar, também está em condições de enfrentar o altíssimo nível que será esta disputa.. Temos chances de brigar por medalhas”, garante..
Ana Marcela, vice-líder do ranking mundial de 10 km, venceu a última Travessia de Setúbal, em Portugal, em 28 de junho, numa disputa prá lá de acirrada com a alemã Ângela Maurer, campeã do Circuito Mundial de 2007, campeã européia e mundial. Ana chegou em 2h06m04s e Ângela, em 2h06m08.
FAVORITA – A russa Larissa Ilcheko é a grande favorita ao ouro. Ela venceu as provas de 5 e 10 quilômetros do Mundial de Sevilha 2008, do Mundial de Esportes Aquáticos Melbourne 2007 e do Mundial de Águas Abertas de Nápoles 2006.
As maratonas aquáticas de 10 km têm como palco o Parque Olímpico Shunyi de Canoagem, que começou a ser construído em 2005, e ocupa cerca de 32 mil metros quadrados com 82 por cento de área verde. O Parque conta ainda com 37 mil assentos, sendo que 1200 permanentes e 25.800 temporários. Tem uma capacidade de 37 mil pessoas (1200 lugares permanentes + 25,8 mil móveis, sendo 15,8 mil sentados) está localizado em Mapo Village, no Distrito de Shunyi, Pequim.