Na estréia das maratonas aquáticas de 10 km no programa olímpico, na noite desta terça-feira (19), às 22 horas, horário de Brasília (9 horas da manhã de quarta-feira, 20, em Pequim), Ana Marcela de Jesus Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terá a honra de ostentar o número 1, na touca e no corpo, conforme o start list divulgado pela organização dos Jogos Olímpicos.
Vice-líder do ranking mundial de 10 km, Ana Marcela Cunha terá pela frente 24 adversárias, entre as quais a também brasileira Poliana Okimoto, que terá o número 20.
A russa Larissa Ilchenko, vencedora da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, e maior favorita ao ouro, nada com o número 12, enquanto a norte-americana Chloe Sutton, campeã pan-americana no Pan RIo 2007, terá o número 19.
Competem em Pequim, atletas do Brasil, Inglaterra, Suécia, Espanha, Argentina, Venezuela, Chile, Slovenia, China, México, França, Rússia, Ucrânia, Austrália, Suíça, República Tcheca, Grécia, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Itália e Holanda. Apenas o Brasil e Inglaterra têm duas representantes cada.
As maratonas aquáticas de 10 km têm como palco o Parque Olímpico Shunyi de Canoagem, que começou a ser construído em 2005, e ocupa cerca de 32 mil metros quadrados com 82 por cento de área verde. O Parque conta ainda com 37 mil assentos, sendo que 1200 permanentes e 25.800 temporários. Tem uma capacidade de 37 mil pessoas (1200 lugares permanentes + 25,8 mil móveis, sendo 15,8 mil sentados) está localizado em Mapo Village, no Distrito de Shunyi, Pequim.