No próximo dia 20, tem início, no Ambulatório Médico localizado ao lado da Secretaria de Esportes, a campanha de vacinação contra rubéola, voltada para colaboradores, professores e alunos do Complexo Educacional Santa Cecília com idades entre 20 e 39 anos. A campanha prossegue até o dia 22, sempre das 9h às 16h30.
A vacina é gratuita, dupla viral (contra a rubéola e o sarampo) e deve ser aplicada mesmo nas pessoas que já receberam doses anteriores ou já tiveram alguma das doenças. No ano passado foram registrados mais de 8.400 casos da doença, em 20 dos 27 estados brasileiros. Só no Estado de São Paulo foram 1.620 casos.
Gestação – As únicas pessoas que não devem tomar a vacina são as grávidas. O principal risco da rubéola durante a gravidez é a transmissão do vírus para o feto, o que pode originar a Síndrome da Rubéola Congênita. A doença é capaz de provocar danos na visão, na audição e nas funções cerebrais do bebê.
Doação de Sangue – Quem é doador de sangue deve primeiro fazer a doação e depois receber a dose contra a rubéola. Já quem precisa tomar a vacina contra a febre amarela, por motivo de viagem para área endêmica, deve primeiro tomar a da rubéola e, somente após 28 dias, receber a da febre amarela. Porém, se já recebeu a da febre amarela, basta respeitar o intervalo de um mês.