Começa nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a Semana de Arquitetura e Cultura, promovida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (FAU-Unisanta) e a Oficina Cultural Regional Pagu. Serão realizadas várias palestras e uma exposição de trabalhos, de 19 a 22 de agosto.
A programação começa dia 19 de agosto, na Cadeia Velha, com a abertura oficial do evento e da exposição a partir das 18h30. As palestras e debates começam às 19h30, com o tema “A experiência local”, que abordarão o andamento do Alegra Centro e a proposta da Prefeitura de Santos para a revitalização da área do Valongo.
No dia 20 (quarta-feira), a palestra “Arquitetura, cultura e ousadia” será realizada no Anfiteatro I da Unisanta, a partir das 19h30, a cargo do Prof. Dr. Hugo Segawa, especialista convidado do World Heritage Center da UNESCOe membro do Comitê Científico do “10th International DOCOMOMO Conference” (Roterdã, Holanda), importante organização mundial de preservação do Movimento Moderno da Arquitetura
No dia 21 (quinta-feira), também no Anfiteatro I da Unisanta a partir das 19h30, será ministrada a palestra “Arquitetura e Patrimônio”, pelo arquiteto Marcelo Ferraz, que já recebeu vários prêmios pelas suas obras e projetos, como o SESC Pompéia, em co-autoria com Lina Bo Bardi, o Museu Rodin, na Bahia, e o Museu do Pão, no Rio Grande do Sul.
O encerramento será no dia 22 (sexta-feira), na sede da Oficina Cultural Regional Pagu (Cadeia Velha). A partir das 19h30 a professora Beatriz Kara, arquiteta e Mestre pela FAU-USP, falará sobre “Cultura e Estratégia”, tema de seu livro “Políticas Culturais e Negócios Urbanos. A instrumentalização da Cultura na Revitalização do Centro de São Paulo. 1997-2000”.
A participação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas na Central de Informações da Unisanta ou na Coordenação da Oficina Cultural Regional Pagu. Informações pelo telefone 3202-7101.