Os momentos mágicos vividos pelo menino Lucas no livroTudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, inspiram detalhado Projeto Pedagógico, utilizado por187escolas do País.
O livro, em terceira edição, está sendo adotado em diversas escolas brasileiras, pois mostra, de maneira lúdica e divertida, personagens, locais e fatos reais da História do Brasil, tendo como cenário a Baixada Santista. Lúcia Maria Teixeira Furlani aprofunda e ampliaesse caráter educativo da obra, com um roteiro amplo e técnico de apoio aos docentes. A proposta é de que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os professores como para os alunos.
Sugerindo desde aulas-passeio aos pontos turísticos, tipos possíveis de leitura, pesquisas, dramatizações, atividades artísticas, produção textual e brincadeiras, o Roteiro de Apoio propõe ainda atividades para um mergulho na História, na Geografia, nas Artes, nas lendas e no turismo cultural.
O nome do projeto é Nossa História, nossa gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para releitura das obras de Benedicto Calixto, pesquisas sobre José Bonifácio, Anchieta, Santos Dumond, a imigração japonesa ,além da cultura afro-brasileira, indígena e da preservação ambiental .
Criatividade –Quando escreveu Tudo é possível, a escritora queria registrar um momento especial de seu filho, que lhe fazia muitas perguntas e a incentivava, naturalmente, a embarcar com ele em um mundo de sonhos. Essa capacidade de sonhar, que, na visão de Lúcia, persiste positivamente em muitos adultos, tornando-os mais criativos e sensíveis, é alimentada pelo livro e agora pelo Projeto Pedagógico.
“Tudo é Possível pretende tirar o leitor (de qualquer idade) da passividade confortável e inseri-lo no espaço dos desafios, da aventura”, explica. “Pretende falar como é maravilhoso, no aconchego do quarto ou em qualquer local, contarmos histórias, sem preocupar-nos (e preocupar a criança) em auferir seus conhecimentos, sem bombardeá-la a respeito de sua compreensão do texto. A leitura e o livro precisam fazer parte do universo infantil, assim como o fazem o brincar, o olhar o mundo, o desvendar a vida”.
As propostas de atividades inseridas no Projeto Pedagógico procuram fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”.
O livro pretende também difundir e incentivar o gosto pela leitura, que é a habilidade de “ler” situações, objetos, livros, afetos. Para Lúcia, a família e as escolas são fundamentais na construção dessa habilidade, que é fruto da aprendizagem, da iniciação. “Quanto mais oportunidades uma criança ou um jovem têm de ouvir, ver, sentir leituras alheias, maior será seu repertório e sensibilidade de interpretação”.
A escritora convida os educadores a criar e sugerir outras atividades pedagógicas que possam ser realizadas a partir do livro, pelo site www.unisanta.br/tudoepossivel.