Após seis semanas de atividades práticas e teóricas de diversas profissões desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, o projeto Experimentando o Futuro, idealizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), teve sua cerimônia de encerramento e entrega de certificados realizada no dia 11/6.
Durante o projeto foram realizadas atividades como aula prática de surf na praia (Educação Física), corrida de quadriciclos produzidos por alunos de Engenharia Mecânica, confecção de protótipos de novos carrinhos de supermercados (Arquitetura), atendimento odontológico em creches da região, além de outros que envolveram os cursos de Humanas, Exatas, Saúde e Biológicas da Unisanta. A área social também foi trabalhada, com a entrega de brinquedos para as crianças do Galp – Grupo Amigo do Lar Pobre, confeccionados pelos estudantes do Ensino Médio na Brinquedoteca da Faculdade de Pedagogia da Unisanta.

Pioneira na região, a iniciativa possibilitou aos adolescentes o contato direto com as áreas, esclarecendo dúvidas e auxiliando na possível escolha das carreiras. “O projeto teve diversas dimensões e proporcionou aos alunos não só o enriquecimento profissional, mas também a vivência de atividades que englobaram o conhecimento, formação de valores, liderança, trabalho em equipe e envolvimento comunitário”, afirmou a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Segundo ela, esse foi um momento muito importante para o Colégio e a Universidade. “Nossos alunos são muito privilegiados nesse universo profissional, tanto no lado teórico quanto no prático. Em outros tempos, não tínhamos contato direto com o que acontecia nas profissões. Graças a esse laço do Colégio com a Universidade, nossos alunos podem ter essa experiência sobre o mercado de trabalho. E graças à parceria com o CIEE, nossos alunos já podem participar da seleção para estágios”, completou.
De acordo com a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, esse é um projeto único no país. “Sabemos que nossos alunos entram de forma diferente na Universidade. Os cursos da Unisanta têm alto índice de empregabilidade. Às vezes não conseguimos atender aos pedidos de estágio, pois a grande maioria dos nossos alunos já estão no mercado”, explicou.
Futuro definido – Na opinião dos pais dos alunos que participaram do projeto, essa iniciativa foi um sucesso. Segundo Marcio Tinti Trinidade, pai de Caroline Souza Tinti Trinidade, do 3º C, o projeto foi primordial, pois sua filha teve definições. “Antes ela estava totalmente indecisa e agora ela já tem uma área principal como escolha”, afirmou.
Já para André Mazzeo Neto, pai de Giovanna Mazzeo, do 3º A, o projeto é muito interessante, pois desenvolve bem a perspectiva do aluno em relação ao futuro e a escolha profissional. “Acabou ajudando bastante a minha filha firmar a opção que já tinha”.
De acordo com Márcia Cristina Conceição, mãe de Mariana Conceição, do 3º C, o projeto foi muito bom porque, anteriormente, sua filha não sabia o que iria fazer. “Até estávamos pensando em aguardar mais um tempo antes dela prestar o vestibular. Depois das oficinas, ela decidiu por Biologia Marinha”, disse.
Para Rodrigo Sessa, coordenador do CIEE, foi motivo de orgulho participar de mais um projeto da Instituição, que é a que mais encaminha estagiários a pedido do CIEE. “Levando o certificado de participação do projeto, a partir do 2º semestre, o aluno interessado em estagiar deve fazer sua inscrição, pois devido a essa postura deles durante as oficinas, terão prioridade”, completou.