O Projeto encaminhado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) ao Ministério da Defesa, referente à Operação Xingu do Projeto Rondon, foi aprovado na íntegra pelas autoridades representativas do município de Vitória do Xingu, em Pará. A Unisanta é a única universidade da Baixada Santista a participar do Projeto.
Segundo Celso Volpe, coordenador do Projeto no município e Professor de Engenharia da Unisanta, a decisão ocorreu no final do mês de maio, em reunião na prefeitura local com a presença de 11 autoridades. De acordo com ele, o desenvolvimento das atividades das áreas de Ciências e Tecnologia será feito em julho e contará com a participação dos alunos selecionados. “Partiremos dia 10 de julho para Brasília e, no dia seguinte, iremos para Altamira, Pará. Depois seguiremos, por estrada de rodagem, para o município de Vitória do Xingu”, explicou o coordenador, completando que a prefeitura local já acertou a hospedagem, alimentação e transporte para os universitários.
Retrospecto – Esta é a 6ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; e Baião (PA), em 2008, foram os locais que a Universidade desenvolveu suas atividades. De acordo com Volpe, a Unisanta nunca teve seus projetos recusados. “Esse é um trabalho voluntário realizado pelos alunos do último ano, visando a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, completou.