Mesmo em fase de treinamento puxado para os Jogos Olímpicos de Pequim, no mês de agosto, o que o faz nadar aquém de suas possibilidades, o nadador olímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, tem boas chances de medalhas nas provas de 200 e 100 metros nado borboleta na terceira e última etapa (Canet, na França) de um dos mais importantes e charmosos circuitos de natação do planeta, o Mare Nostrum.
Neste sábado (14), Kaio Márcio tem pela frente os 200 metros, prova para a qual apresenta o segundo melhor tempo de balizamento 1m55s14, pior apenas que o do polonês Pawel Korzeniowski, com 1m54s38. O tempo de entrada do nadador da equipe santista é melhor em 2s80 em relação ao seu próprio tempo na final dos 200 metros em Canet na temporada passada, quando obteve a medalha de bronze, nadando para 1m57s94.
É bem provável que Kaio Márcio ainda não nade em toa a sua plenitude, já que o trabalho de preparação orientado pela técnica Rosane Carneiro busca o auge na forma do atleta apenas nos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, ele espera fazer algo em torno – ou mesmo melhor – que a marca de 1m56s80, que lhe valeu a prata na etapa deste ano do Mare Nostrum, em Barcelona, na última terça-feira (10).
Ainda em Canet, neste domingo (15), Kaio Márcio nadará a prova dos 100 metros nado borboleta, com o segundo tempo de entrada também, registrado em 51s99, exatos 49 centésimos acima do tempo do melhor balizado, o Francês Frederick Bousquet.
Em Barcelona, Kaio nadou a final B, terminando em segundo lugar (décimo no geral), com a marca de 54s32, tempo que espera melhorar em Canet. Ainda em Barcelona, o melhor tempo registrado foi do austríaco Andrew Lauterstein, com 52s66.