Com a excelente marca de 1m57s35 (exatamente o seu antigo recorde sul-americano, feito em 2004 e que durou até os Jogos Pan Americanos para ser batido), o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, venceu os 200 metros nado borboleta, no Speedo Champions Series, o Sectionals da Flórida, desenvolvido na piscina da Associação Cristã de Moços de Orlando, Flórida.
Kaio registrou as parciais (passagens de 50 metros) com 26s12, 56s03, 1m26s34 e finalmente 1m:57s35. Segundo a técnica Rosane Carneiro, a prova foi ótima e Kaio correspondeu bem. Principalmente pelo fato de ter nadado uma prova equilibrada e dentro dos padrões esperados para a época. Kaio continua seu treinamento em Fort Lauderdale na Flórida até a primeira semana de abril. Antes de retornar ao Brasil ainda vai nadar no Grand Prix de Ohio.
Nos 100 metros nado borboleta, Kaio havia obtido a prata, ficando atrás apenas de Ryan Lochte. Nesta distância, Kaio passou na frente,.com 24s97 contra 25s22. Porém na volta, Lochte fechou melhor vencendo com 52s86 contra 53s22 de Kaio.
Nesta fase da preparação, o grande objetivo de Kaio é diminuir a marca que o separa de Michael Phelps, considerado o maior nadador da atualidade. Essa diferença está hoje na casa dos 3 segundos, mas o paraibano acredita que nas Olimpíadas de Pequim já seja bem menor. “Todo mundo está concentrado nas Olimpíadas. O treino é voltado para essa competição. Comigo não é diferente e por isso acredito que estarei chegando na China na melhor forma de minha carreira”, arriscou Kaio. “Tenho consciência de que Olimpíada é uma competição diferente. Todos precisam estar lá num grande dia”, reconhece.
Para encerrar o ciclo de disputas nos Estados Unidos, Kaio tinha como opções Palo Alto e Ohio, mas optou pelo segundo em função de o mesmo possibilitar um novo encontro com os atletas do Club Wolverine, de Michael Phelps. Kaio tem um programa individual de preparação, elaborado pela técnica Rosane Carneiro, sob coordenação e monitoramento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.