De volta ao lar, após uma extenuante viagem de 26 horas, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, considerou positiva sua participação na Ras Al Khaimah Marathon Swimming, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a segunda etapa do Fina Marathon Swimming World Cup 2008. Ainda atravessando uma fase de treinamento puxado, ela completou a distância de 10 km, em 1h56m39, em nono lugar, mas a apenas 38 segundos da campeã, a também brasileira Poliana Okimoto.
Na verdade, a disputa no Oriente Médio serviu como etapa dentro da preparação de Ana Marcela para a disputa do Campeonato Mundial de Águas Abertas, a ser realizado de 3 a 8 de maio, em Sevilha na Espanha, como seletiva para a prova dos 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim.
“Ainda me sinto bastante presa, pesada, diante do volume de treinamento desta fase de preparação”, destacou a nadadora, que deixou a água queixando-se de queimaduras provocadas pelo contanto com águas vivas. “Não foi como em Melbourne, no Mundial da Austrália, no ano passado, mas elas incomodaram bastante”.
A Ras Al Khaimah Marathon Swimming serviu como uma espécie de warm-up para os prováveis medalhistas da maratona aquática de 10 km em Pequim 2008”, já que, a exemplo da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, Dubai também envolveu alguns dos melhores do mundo, incluindo o campeão da etapa santista, o italiano Valerio Cleri, e o atual campeão mundial, o russo Vladimir Dyatchin, que também venceu em Santos, em 2007, e é o atual campeão da prova de Dubai. A competição envolveu 79 atletas de 23 países