Na quarta e última etapa de finais, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Barbara Jatobá, encerrou sua participação no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Natação, com um bom desempenho nos 1500 metros nado livre. Bárbará nadou para 17m42s24, garantindo o quarto lugar. Já a seleção brasileira fechou sua participação com 51 medalhas no total e nove recordes sul-americanos, garantindo a hegemonia continental, com 513 pontos. Contra 304 da Argentina e 258 da Venezuela.
O Brasil detém a hegemonia do continente há mais de 20 anos. Desta vez o time ganhou 30 medalhas de ouro, 15 de prata e 6 de bronze. Para o supervisor de natação da CBDA, Ricardo de Moura, a competição teve uma nova perspectiva para os países participantes. “Para todos os países participantes este campeonato foi seletiva para os Jogos de Pequim. Foi uma das 84 competições restantes mundo a fora para obtenção de índices. A maioria dos atletas em São Paulo estava buscando muito mais que ser campeões do continente, eles estavam atrás da meta maior de qualquer atleta, que é uma vaga nas Olimpíadas. Devido a essa busca pelas Olimpíadas, este foi o Sul-Americano de nível técnico mais alto”, explicou.

BRASILEIRO ABSOLUTO – O Troféu Maria Lenk, de 3 a 8 de maio, será a próxima grande competição para os nadadores do país. A competição será a última seletiva da natação para os Jogos Olímpicos de Pequim e ocorrerá no Parque Aquático Maria Lenk, cenário dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
Todos os atletas que já conseguiram índices estarão no Rio de Janeiro: Kaio Márcio, da UNISANTA; César Cielo, Nicholas Santos, Lucas Salatta, Guilherme Guido, Flávia Delaroli Cazziolato e Henrique Barbosa, do Pinheiros; Thiago Pereira, Gabriel Mangabeira e Rodrigo Castro, do Minas Tênis;e Fabíola Molina, da Esportiva São José. “A expectativa é a de que o Troféu Maria Lenk de 2008 seja a competição mais forte dos últimos 10 anos, na América Latina”, afirmou o supervisor técnico de natação da CBDA.